Infias

População: 242 Habitantes

Dista da Sede de Concelho: 1,5 km

Área: 2,78 km²

Orago: São Pedro

Apesar de ter sido vila e concelho, foi sempre, desde há muitos séculos, um pequeníssimo agregado populacional, que em 1527 se chamava Emfiaens, e não tinha mais de 30 moradores (fogos).
Esta povoação, a mais bem situada do concelho, assenta airosamente no alto da serra, a noroeste de Fornos, a 630 metros de altitude. Descobre-se lá o mais belo, o mais amplo e o mais desafogado horizonte que se pode gozar em todo o concelho.
É incontestavelmente a povoação mais antiga desta região, talvez antiga cidade romana.
Segundo consta, encontram-se numas terras para os lados do Outeiro da Forca, escondidos no subsolo, restos de palácios, fortalezas e templos, com os seus pórticos e escadarias e fragmentos de colunas; e alguns curiosos aí têm encontrado moedas romanas, mós e outros utensílios reveladores de antiga civilização.
Numa casa em frente à Igreja existe uma janela cuja pedra do peitoril é interessante; é igualmente interessante o peitoril de outra janela, não longe da Praça, em que se lavrou no granito uma espada atravessando um coração, cujo simbolismo parece significar o dogma do Purgatório.

Brasão:

Escudo de verde, duas ovelhas de prata realçadas e unguladas de negro, a da dextra volvida e um caduceu de ouro, realçado de negro, tudo bem ordenado. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «INFIAS - FORNOS de ALGODRES».

Bandeira:


Amarela. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Notas Históricas:

O Pelourinho

Enquadramento

Urbano, isolado, em terreno um pouco desnivelado, em largo de configuração triangular delimitado por casas rústicas descaracterizadas, pavimentado a paralelepípedos.

Descrição

Soco constituído por três degraus octogonais, apresentando o primeiro maior altura. Coluna de fuste octogonal com base quadrangular chanfrada nos ângulos, apresentando marca de argola de ferro a meio e encimado por gola ou anel saliente de secção octogonal.
Remate em bloco prismático, encimado por pirâmide octogonal, estando truncada. Escudo adossado ao remate, apresentando as cinco quinas desprovidas de besantes.

Como Chegar a Infias

Origem:
Por exemplo: Lisboa, PT

© Copyright - Município de Fornos de Algodres. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt