Parceria entre a Câmara Municipal e “Cinco Sentidos” proporciona formação à comunidade educativa concelhia.

O Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres acolheu no passado dia 8 de março uma ação de formação direcionada para docentes, intitulada “Ai a minha voz! – Estratégias e pistas para a reeducação da voz”, dinamizada pela formadora Dra. Teresa M. Sousa, da Equipa

“Cinco Sentidos- Espaço de Reabilitação e de Intervenção Psicoeducacional”, no âmbito de uma parceria que a Câmara Municipal de Fornos de Algodres estabeleceu com esta instituição.

Esta ação contou com a participação de 21 docentes que, ao longo de duas horas, consciencializaram algumas das situações de mau uso e abuso vocal, aprendendo inúmeras estratégias e cuidados a ter para uma boa saúde vocal, tão importante para quem utiliza a voz como principal ferramenta de trabalho.

O “Cinco Sentidos” é um espaço terapêutico constituído por uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados na área da educação e da saúde que dinamizou em dezembro de 2016 a ação “Chega de ter insónias! – Higiene do Sono” envolvendo a participação de cerca de 30 alunos que frequentam o 12º ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

Para o corrente ano está ainda prevista a dinamização das seguintes ações particularmente direcionadas para pais, educadores de infância e professores:

– “Jogos de promoção de inteligência emocional

– “Sexualidade, a descoberta do nosso corpo – A importância da gestão de afetos”

“Atraso na linguagem – exercícios de estimulação fonológica”