Esta quarta-feira, um de junho, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres organizou o Dia da Criança em parceria com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, o CLDS 3G “Servir Fornos”, a Guarda Nacional Republicana, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, a Unidade Local de Saúde, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a Associação Desportiva de Fornos de Algodres, a Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres e Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres.

As atividades que decorreram no Seminário de S. José, para cerca de três centenas de crianças, assumiram um cariz lúdico-pedagógico, com temáticas variadas como a sustentabilidade ambiental, estilos de vida saudável, ou prática de uma cidadania ativa. Distribuíram-se por cinco áreas temáticas, com dois postos cada uma, tendo sido criadas:

• A Área de Proteção e Socorro, com simulacro de acidente rodoviário e incêndio urbano, em que em ambos os postos as crianças foram confrontadas com situações de perigo tendo desempenhado diversos papéis, nomeadamente o da prestação de auxílio, com respeito pelas regras de saúde e segurança;
  • A Área da Fantasia, composta por um posto de manualidades, onde as crianças deram asas à sua imaginação com a criação de bolas antisstress, que puderam decorar à sua maneira e por um posto de simulacro de escavação arqueológica, onde tiveram de procurar “vestígios” arqueológicos que se relacionam com o património histórico do nosso concelho;
  • A Área do Ambiente, composta por dois postos do Eco-escolas, “Reutilizar é preciso…”, em que foi lançado o desafio da importância de pequenos gestos para a preservação do planeta, reciclando t-shirts usadas na criação de sacos de compras, aplicando a máxima do “velho que vira novo” e o posto “Enfeitar a/com a natureza”, onde as crianças se ocuparam da decoração de pedras do rio, com o objetivo de perceber as potencialidades dos elementos naturais que a natureza põe ao nosso dispor;
  • A Área do Desporto, composta por dois espaços, “Ao ritmo da zumba”, tendo ensaiado ao som de zumba e “Vamos lá jogar!”, posto em que como o nome indica, as crianças foram convidadas a jogar;
  • A Área das Profissões incluía o posto “Biscoitando…”, onde foi dada a oportunidade das crianças assumirem um papel de pasteleiros, confecionando os seus biscoitos e bolachas e o posto “Pinturas e afins…”, onde puderam pintar uma das salas do Seminário.

Para além destas iniciativas houve ainda a largada de pombos-correio com o apoio da Associação Columbófila de Viseu, mais concretamente da Sociedade Columbófila de Mangualde, e a devolução à natureza de uma ave selvagem, recuperada no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).

Crescer em Fornos é Fixe! Tás a ver?!