Conselho Eco-Escolas reúne na Escola do 1º Ciclo de Figueiró da Granja e na Escola Básica de Fornos de Algodres

No passado dia 19 de fevereiro de 2019, decorreram na Escola do 1º Ciclo de Figueiró da Granja e na Escola Básica de Fornos de Algodres as segundas reuniões (das três a realizar anualmente) dos respetivos Conselhos Eco-Escolas.

Os referidos Conselhos fizeram-se representar por todos quantos neles têm assento: Alunos, Professores, Assistentes Operacionais, Representantes da Associação de Pais, Representantes do Município, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, Direção do Agrupamento, assim como a sua Coordenadora.

As reuniões tiveram como ponto principal da Ordem de Trabalhos o fecho dos Planos de Ação (iniciados nas reuniões realizadas a 5 de dezembro), que serão remetidos à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que, em conformidade, procederá à sua validação. Os referidos Planos de Ação dão corpo a atividades a desenvolver nos três temas obrigatórios propostos pela ABAE (Resíduos, Água, Energia) bem como o tema do ano – Floresta.

É ainda propósito dos dois Conselhos Eco-Escolas, continuar a trabalhar o tema da Alimentação e da Horta Biológica.

Na mesma plataforma serão também inseridos os dados relativos à Auditoria Ambiental, realizada online, por todos os alunos do 1º ciclo pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, tutorados por elementos dos respetivos Conselhos Eco-Escolas.

Foi ainda partilhado com todos os presentes que, após Auditoria realizada no passado dia 2 de dezembro de 2018, pela DGEsTE Centro, foi-nos atribuído um DIPLOMA DE QUALDADE, pelo trabalho desenvolvido, no qual a implementação do Programa Eco-Escolas foi considerada de Elevada Qualidade.

Este diploma, que nos dá maior responsabilidade, assenta no trabalho dos nossos alunos que, diariamente, cuidam do meio ambiente com gestos simples.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.