Conferências da Estrela – Os produtos locais: da sua preservação ao valor acrescentado

A Associação Geopark Estrela, em colaboração com o Município de Fornos de Algodres, realizou nos Paços do Concelho no dia 22 de janeiro, pelas 19h, mais uma conferência sobre o território que constitui o Geopark, sendo o tema escolhido para ser apresentado: Os produtos locais: da sua preservação ao valor acrescentado.

Para falar sobre o assunto foram convidados pela Associação Geopark Estrela, Laura Quaresma – em representação do Museu do Azeite, Susana Ferreira – em representação do Lagar do Cadoiço, Gisélia Firmino – em representação do Geopark, tendo o painel de oradores sido moderado pelo Vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Lote.

Iniciou-se a sessão com a sessão, Gisélia Firmino tendo apresentado uma visão geral sobre o que representa o Geopark para estes territórios e quais as suas mais valias para a afirmação dos produtos locais. De seguida interveio a oradora Laura Quaresmo, que, em representação do Museu do Azeite, deu a conhecer a importância de preservarmos todas as histórias que rodeiam os produtos locais, e das mesmas serem um ativo que é importante valorizar como forma de atrair riqueza para a região. Por último interveio Susana Ferreira, em representação do Lagar do Cadoiço, que explicou a evolução deste lagar, que tem evoluído respeitando a sua extraordinária história familiar e as adaptações ao mercado que resultam da constante melhoria do setor.

Seguiu-se um interessante debate entre os presentes, em que foram apresentadas várias sugestões de valorização dos produtos locais, tendo-se debatido, a título de exemplo, a importância da dinamização de cadeias curtas de comercialização para os produtos locais, a facilidade de acesso a esses produtos de extraordinária qualidade por parte de qualquer cidadão em qualquer parte do mundo e o importante potencial de valorização que existe na relação entre a educação ambiental e a valorização dos produtos locais.

A sessão foi encerrada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal que agradeceu a presença de todos, enaltecendo a importante e valiosa troca de ideias, que será tida em conta na definição das políticas municipais de valorização dos produtos locais.