Cortejo de Oferendas

11698898_941223099270713_7553920944525824018_o

Realizou-se em Fornos de Algodres, no passado sábado, 25 de julho de 2015, a recriação do Cortejo de Oferendas dos primeiros anos da década de cinquenta do século passado.
Em 1951 e anos seguintes o Cortejo de Oferendas, em benefício da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, realizou-se com o objetivo de angariar fundos para fazer face às dificuldades financeiras da instituição, fruto da manutenção do seu Hospital. Para além do fator económico, o Cortejo destacou-se pelo movimento social, considerado como sinal de generosidade no concelho.
A recriação deste ano contou com centenas de participantes, das diversas freguesias do Concelho, que desfilaram pelas ruas da Vila de Fornos de Algodres para doarem as suas oferendas, que na presente edição revertem para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
Os fundos provenientes dessas oferendas serão utilizados na aquisição de aparelhos de teleassistência de forma a implementar um serviço telefónico de apoio que visa promover o combate à exclusão das pessoas mais idosas, desfavorecidas ou incapacitadas.
Um dia magnífico, demonstrativo do património cultural do Município, que ficou marcado pela criatividade, diversão e generosidade de todos os envolvidos.