Fornos de Algodres recebe "OLEÕES"

Fornos de Algodres adere à politica dos três “R”(Reduzir;Reciclar e Reutilizar) com distribuição de Oleões.

Distribuição de oleões à população, restauração e instituições. O projecto inclui a distribuição de mini-oleões de 5,5 litros à população e oleões de 30 litros à restauração e a instituições, como lares e centros de dia, para que possam despejar os óleos usados, que, posteriormente, serão despejados em contentores de 200 litros que estarão colocados em pontos estratégicos em cada município, como por exemplo junto a superfícies comerciais.

Estes contentores de 200 litros estarão geo-referenciados e equipados com sistema de informação à empresa que irá tratar o óleo, de forma a emitir uma mensagem através de GPRS para que se proceda à sua recolha assim que estiver cheio. O mini-oleão será entregue a cada uma das 64 mil famílias dos treze concelhos (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso) e o oleão maior será distribuído em 500 estabelecimentos de restauração e instituições. O mesmo número será entregue do lado espanhol.

O projecto tem um custo inicial de 300 mil euros apenas para a gestão e distribuição dos contentores. Os custos de produção serão suportados pela empresa Ecoldiesel, sendo que o projecto está também aberto a outras empresas que queiram investir na produção do biodiesel.