Município de Fornos de Algodres promoveu Sessão de Esclarecimento subordinada ao tema da Vespa Asiática

Teve lugar ontem, 14/01/2019, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, uma Sessão de Esclarecimento subordinada ao tema da Vespa Asiática.

Esta sessão, contou com a presença de grande parte do apicultores do concelho , tendo sido abordados diversos temas, nomeadamente, o balanço da situação ao nível do concelho, quais as medidas que têm sido tomadas pela edilidade e qual a estratégia a seguir para o combate a um problema  que, estamos em crer, só agora se iniciou.

A edilidade, ciente do peso que a atividade já tem no contexto da economia familiar, pretende dar continuidade, não só a todas as ações de destruição dos ninhos, que de resto decorrem de obrigações legais impostas à Proteção Civil Municipal, como ainda ao apoio aos apicultores. Este apoio, traduzir-se-á numa primeira fase, na contribuição para custear a execução de armadilhas para captura de vespas, podendo, se as condições o exigirem, equacionar outras medidas. Igualmente de destacar é a disponibilidade manifestada pelo Grupo de Escuteiros de Fornos de Algodres , na colaboração à construção de armadilhas.

Não menos importante, e igualmente fazendo parte da estratégia planeada, pretende-se dar continuidade e  reforçar as campanhas de sensibilização, quer  junto da população em geral, quer ainda direcionadas para grupos cujas atividades, comprovadamente poderão aumentar o numero de avistamentos de ninhos. Referimo-nos em concreto aos caçadores e praticantes de BTT ou outras atividades outdoor . Em suma o objetivo fundamental destas campanhas é alertar para a necessidade premente da comunicação imediata à Proteção Civil Municipal de eventuais avistamentos de ninhos.

A ABELHA MELÍFERA , principal vítima da Vespa Velutina, foi considerado  o ser MAIS IMPORTANTE DO PLANETA.  Apesar do seu papel na produção do mel, a sua importância vai muito além disso. As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade, a agricultura global depende de 70% desse trabalho. Por isso se afirma que, um mundo sem abelhas, será um mundo sem pessoas”.