Protocolo de colaboração entre Município de Fornos de Algodres e o Exército Português

30/01/14

O Município de Fornos de Algodres e o Exército Português celebraram ontem, 30 de janeiro de 2014, pelas 10h30, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, protocolo de colaboração no âmbito de acções de divulgação da prestação de Serviço Militar em Regime de Voluntariado, (RV) e Regime de Contrato,(RC), no Município, bem como da prestação de esclarecimentos e cooperação relativa a assuntos de natureza militar.

Este protocolo vai permitir prestar um serviço de maior proximidade aos cidadãos, evitando assim deslocações ao Centro de Recrutamento de Viseu.

Tendo como principal público alvo, jovens que queiram ingressar no exército e ex-combatentes, este protocolo tem como objectivo divulgar as condições de prestação de Serviço Militar, esclarecer e apoiar os cidadãos sobre a presença no Dia da Defesa Nacional e apoiar ex-militares nos pedidos de Certidões Militares; 2.as vias de Cédulas Militares; Contagens de tempo de Serviço; Requerimentos para Complemento de Pensão e Reforma (Ex-Combatentes).

O exército vai dar formação a técnicos do Município sobre os objectivos deste protocolo, disponibilizando os meios de divulgação necessários e compromete-se a colaborar com a Câmara na realização de eventos de natureza cultural, recreativa e desportiva que contribuam para a divulgação da prestação de Serviço Militar.

A Câmara Municipal fornece os recursos humanos necessários à implementação deste acordo de colaboração.

O protocolo vai vigorar, nesta primeira fase, por um período experimental de 3 meses .