VIII Passeio Micológico em "Terras de Algodres"

No passado dia 26 de Novembro de 2011 realizou-se o VIII Passeio Micológico em “Terras de Algodres”, mais concretamente na Serra da Esgalhada em Fornos de Algodres, por forma a Valorizar a importância da Micologia e do potencial ecológico e sócio-económico dos cogumelos que proliferam neste território.

A adoção de boas práticas na sua colheita e consumo, ajuda a manter a integridade do ecossistema, em harmonia com a natureza e são alguns dos desafios que anualmente vêm sendo lançados pelas entidades organizadoras do PASSEIO MICOLÓGICO, em Fornos de Algodres.

A participação neste evento constituíu uma oportunidade para observar e identificar as várias espécies de cogumelos no seu habitat, sob orientação de guias especialistas em Micologia e foi uma ótima ocasião para comprovar as potencialidades gastronómicas deste importante recurso natural.

Esta oitava edição contou com a presença do jornalista espanhol Alejandro Dominguez, autor de diversas publicações sobre micologia, bem como do Eng. químico, Cassiano Monteiro, e Hermengarda Urbano, representantes da Associação Micológica “A Pantorra”, que fizeram a apresentação de algumas técnicas de conservação deste produto.

A diversidade de especialistas que anualmente vem marcando presença neste evento tem contribuído decisivamente para um maior conhecimento sobre este importante património, que urge valorizar e preservar!!

Após as várias palestras que decorreram durante a tarde, seguiu-se o tradicional magusto que intensificou ainda mais este excelente dia de troca de sabores e saberes.