Programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, na Freguesia de Matança.

O Senhor Presidente do Município de Fornos de Algodres, como autoridade municipal máxima da proteção civil, participou no passado dia 10 de maio de 2018, num simulacro no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, na Freguesia de Matança.

Recordamos que o programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, resultou de um  protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e foi apresentado pelo Senhor Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em Ansião (Leiria), no dia 4 de abril de 2018, e têm como objetivo o de prevenir e diminuir os efeitos dos incêndios que possam deflagrar.

No simulacro realizado na freguesia da Matança, que contou com a presença dos Bombeiros Voluntário de Fornos de Algodres, da ANPC alcançaram-se os objetivos que foram inicialmente estabelecidos, nomeadamente a definição do local do “ponto de encontro”, do “local de refúgio” e dado a conhecer o “oficial de segurança da aldeia”, em caso de calamidade extrema.

Este programa conta com os esforços conjuntos da Junta de Freguesia da Matança, dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres e da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.