O Município de Fornos de Algodres irá organizar a 23 de Março o IV Seminário Ambiental, este ano com a temática do uso excessivo de plástico, seus efeitos no planeta e formas de reduzir a sua utilização.

A iniciativa pretende, uma vez mais, envolver os munícipes de Fornos de Algodres, para além de alunos de cursos de ciência, outras autarquias, professores e todos que tenham responsabilidades de educação ou de planeamento de estratégias políticas, mas também todos os cidadãos em geral.

PROGRAMA

APRESENTAÇÃO DOS ORADORES

RESIESTRELA – Prevenção, Reutilização e Reciclagem

A Resiestrela irá fazer-se representar por Fernando Nunes, nascido a 20 de janeiro de 1970 em  Castelo Novo concelho de Fundão. É licenciado em Teologia no Seminário Maior da Guarda, Instituto Teológico de Viseu (Universidade Católica Portuguesa) e atualmente desempenha funções no Departamento de Comunicação da Resiestrela e Valnor .

A Resiestrela é referência no setor ambiental no tratamento e valorização de resíduos produzidos nos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Irão apresentar o seu trabalho na Cova da Beira, sob o tema “Prevenção, Reutilização e Reciclagem”.

Xicogaivota

Ricardo Ramos é o nome por detrás da marca criada em 2017 como XICOGAIVOTA, que é resultado da proximidade diária com o mar e o contato com a realidade da poluição que está presente nos sítios mais recônditos como praias e zonas não concessionadas e de difícil acesso. Aliando uma consciência ambiental conducente a quebrar o ciclo interminável da circulação dos fragmentos de plástico, e a sua utilização artística, começou a criar peças escultóricas usando os fragmentos tal como são recolhidos. Paralelamente desenvolve uma atividade de formador nas áreas da arte e ecologia.

Mais em www.xicogaivota.com

Bruno Costa, Vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres

Bruno Costa iniciou a sua atividade profissional em 1 de agosto de 2007, exercendo as funções de Engenheiro do Ambiente na empresa Águas do Zêzere e Côa, SA (atual Águas do Vale do Tejo).

Ao longo da sua vida fez parte de diversas associações locais, pertencendo durante um mandato como vice-presidente da Associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja, foi ainda atleta da Associação Desportiva de Fornos de Algodres desde os 8 anos de idade.

Atualmente, e desde 20 de outubro de 2017, é vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres com responsabilidades em vários pelouros, dos quais se destacam: Alterações Climáticas e Educação Ambiental / Água e Saneamento / Floresta e Espaços Verdes.

Na sua apresentação com o tema “Economia Circular: Estado Atual e Perspetivas Futuras no Concelho de Fornos de Algodres” irá falar-nos do que já foi feito, do ponto de situação atual mas mais importante de algumas medidas e perspetivas no nosso Município.

Pedro Beça – GAMERS4NATURE

O segundo orador a ser apresentado é Pedro Beça, que vem em representação da DigiMedia. É licenciado em Engenharia Electrónica e de Comunicações (2002), Mestre em Engenharia Electrónica e de Comunicações (2006) e doutorado em Ciências e Tecnologia da Comunicação (2013). Atualmente exerce funções como Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e é como referido membro da DigiMedia.

Na sua comunicação apresenta-se o resultado de um conjunto de iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de aplicações digitais para sensibilizar o público mais jovem para as questões ambientais. No âmbito de algumas unidades curriculares da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro, os estudantes têm vindo a ser desafiados a idealizar e desenvolver novos serviços, jogos e aplicações relacionados com temas como mobilidade suave, preservação da floresta. Apresentará ainda o projecto Gamers4Nature, que tem como objetivo incentivar e preparar o público jovem para a criação de mobile games, ao mesmo tempo que incentiva a discussão, o envolvimento e o conhecimento sobre o ambiente e preservação ambiental, em particular sobre o tema dos microplásticos.

Filipa Bessa

A primeira confirmação do IV Seminário Ambiental é Filipa Bessa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Universidade de Coimbra.

Bióloga, Mestre em Ecologia Marinha e Doutorada em Biociências pela Universidade de  Coimbra.  Actualmente é investigadora no MARE e a  sua investigação é dirigida á avaliação da poluição por microplásticos nos ambientes marinhos e costeiros e as suas interações com espécies aquáticas. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais sobre esta problemática, e atualmente é membro do comité de cientistas responsáveis pelo acompanhamento do estado da arte do grupo “Micro e nano plásticos” que apoia a Comissão Europeia.

Em paralelo, tem desenvolvido iniciativas de comunicação de ciência para o público em geral (workshops, palestras e exposições temáticas), e participa em projetos e ações de sensibilização ambiental direcionada para a temática do lixo marinho.

Partindo de um gosto pessoal pela fotografia, tem produzido exposições pop-up de composições de imagens macro que vai captando no laboratório, que transmitam conceitos científicos e aproximem o público da Ciência.

Foi a vencedora do concurso de fotografia macro, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no âmbito da campanha Clean Seas, com a fotografia intitulada “SeaPlasticSalt”.

CV: http://www1.ci.uc.pt/imar/unit/people/cvs/cv/filipa_bessa.php