Circuito Curto Agroalimentar – Refeições Escolares

Com a publicação do Decreto-Lei 21/2019, que “concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da educação”, a autarquia passou a assumir um papel ainda mais importante e exigente, com um incremento de competências e responsabilidades, na gestão das suas escolas públicas.

Uma dessas novas responsabilidades diz respeito às refeições escolares, nomeadamente em tudo o que está relacionado com a compra e abastecimento de bens alimentares para a cantina escolar. Desde aí que o Município de Fornos de Algodres tem vindo a desenvolver esforços no sentido de garantir a qualidade na escolha do produto e a eficiência ecológica de todo o processo de compra e distribuição privilegiando, sempre que possível, os produtos locais, na defesa de um Circuito Curto Agroalimentar, numa relação direta entre produtor/consumidor e proximidade geográfica. Em 2022 tivemos um aumento de 41% (+ 7.489) de refeições servidas, face a 2021.

Em 2023, com a experiencia já adquirida dos últimos anos, podemos dizer – com enorme satisfação – que grande parte dos ingredientes das refeições escolares – legumes frescos, leguminosas, pão, azeite, entre outros – são adquiridos nos pequenos estabelecimentos do comércio local (incluindo os estabelecimentos das freguesias) e, sempre que possível, privilegiando a produção local.

Todos beneficiam com esta nova prática. Os produtores, porque conseguem garantir escoamento dos seus excedentes; O pequeno comércio, que assim vê aumentar o seu volume de negócio; Os consumidores, porque têm acesso a produtos frescos, mais saborosos e saudáveis.

Mas também o meio ambiente beneficia, já que o consumo de proximidade implica a diminuição da distância entre o local de produção e o local de consumo, com evidentes benefícios ao nível ambiental e da segurança alimentar.

Sê consciente, Pensa no Ambiente!

ODS12