Ação Social
A Acção Social é um Subsistema que:
Tem como objetivos fundamentais a prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade socioeconómicas, de dependência, de disfunção, exclusão ou vulnerabilidade sociais, bem como a integração e promoção comunitárias das pessoas e o desenvolvimento das respetivas capacidades; Destina-se também a assegurar a especial proteção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, jovens, pessoas com deficiência e idosos, bem como a outras pessoas em situação de carência económica ou social, disfunção ou marginalização social.
A proteção da acção social realiza-se através da concessão de:
Prestações pecuniárias, de carácter eventual e em condições de excecionalidade; Prestações em espécie; Acesso à rede nacional de serviços e equipamentos sociais; Apoio a programas de combate à pobreza, disfunção, marginalização e exclusão sociais.
Condições de acesso:
Apreciação da condição socioeconómica; Disponibilidade financeira das instituições do sector da segurança social; Extensão da rede de equipamentos e serviços nos locais de residência ou áreas geográficas próximas.
Entidades Responsáveis:
Direcção-Geral da Segurança Social (DGSS) Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, I.P. Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) Outras Entidades Privadas (OEP).
Programas
Rede Social
Habitação Social
Bolsas de Estudo
Plano de Emergência Social
Igualdade de Género e Cidadania
Cartão Jovem Municipal
Cartão Sénior Municipal
Projeto “Escuta-me”
Oficina Domiciliária
Universidade Senior de Fornos de Algodres
Banco Local de Voluntariado