Carro
Comboio
Comboio Intercidades e Regional com paragem em Fornos de Algodres
Autocarro
Rede Expresso (Fornos de Algodres – Lisboa – Fornos de Algodres), com ligação ao Aeroporto de Lisboa
Infraestruturas viárias
O território de Fornos de Algodres apresenta uma rede viária bastante favorável, dado que dispõe da via A25 que lhe proporciona uma proximidade às duas cidades mais próximas, Guarda e Viseu, onde se encontra situado a 43 e 38 km, respetivamente. Além da proximidade destas duas cidades, a A25 proporciona um acesso facilitado às duas principais cidades nacionais, cerca de 330 Km de Lisboa e 170 Km do Porto, e ainda às cidades de Aveiro, Coimbra e Vilar Formoso (principal zona fronteiriça da Zona Centro). Importa salientar que o concelho de Fornos de Algodres se encontra, ainda próximo de Espanha, nomeadamente das importantes cidades de Salamanca e Madrid.
Internamente, as vias mais importantes, para além da A25 que atravessa o Concelho de Fornos de Algodres e permitem a articulação com os demais Concelhos limítrofes e a facilitação na mobilidade interna, são a ER330 e a EN16 (desclassificada). A ER330 atravessa o concelho no sentido norte-sul e liga às sedes dos concelhos limítrofes de Aguiar da Beira e Gouveia (IC7). A antiga EN16 estabelece a ligação às sedes dos concelhos de Mangualde e Celorico da Beira (PDM, 2015).
Cobertura de Transportes
O Concelho de Fornos de Algodres, é servido pela “Linha Caminhos de Ferro da Beira Alta” e assegura, neste sentido, os seguintes comboios: Regionais; Inter-Regionais; Intercidades; Internacionais e de Mercadorias. Esta Linha férrea permite a conexão com as cidades de, a Sul, Lisboa e Coimbra, a Norte, Aveiro e Porto, a Este, Guarda e ainda conexão com a linha ferroviária de Espanha (Ilustração 2).
Segundo o PDM de 2015, a Estação Ferroviária de Fornos de Algodres, atualmente, efetua paragens com comboios Regionais e Intercidades que estabelecem ligação a Coimbra – Guarda/ Vilar Formoso – Coimbra e Porto – Guarda/ Vilar Formoso – Porto.
Para além, deste importante circuito de transportes, o Concelho de Fornos de Algodres possui uma Central de Camionagem situada na sede do Município. Esta Central dispõe de quatro empresas privadas de transportes públicos rodoviários (Rede Nacional de Expressos, Lda.,Internorte, Transportes Berrelhas Lda. e União de Sátão & Aguiar da Beira, Lda.) responsáveis pelo transporte de passageiros a nível supraconcelhio, interconcelhio e intraconcelhio. A Rede Nacional de Expressos, Lda. e a Internorte não servem internamente o Concelho, pois efetuam ligação com Braga e Lisboa, sendo, deste modo, consideradas carreiras Supraconcelhias. As empresas Berrelhas de Camionagem, Lda. e União de Sátão & Aguiar da Beira, efetuam a principal conexão com os concelhos limítrofes, sendo denominadas de carreiras Interconcelhias. Importa salientar que em dias de feira na sede do Município ou em Concelhos contíguos, são disponibilizados mais horários de transportes públicos que efetuam o transporte de passageiros entre diferentes Concelhos (PDM, 2015).
As Carreiras Intraconcelhias, responsáveis pela união entre a sede do município e principais freguesias e outras localidades, são da responsabilidade das empresas Berrelhas de Camionagem Lda. e União de Sátão & Aguiar da Beira. Estas empresas focalizam o seu horário de trabalho de acordo com o horário escolar, dado que são também responsáveis pelo transporte escolar, efetuando paragem nas diversas localidades até às escolas da cede do concelho (PDM, 2015).
O Município
Morada: Estrada Nacional 16, Apartado 15, 6370-999 Fornos de Algodres
Horário de Atendimento: Segunda a sexta - 9h00 às 17h00