União das Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas

Área: 15,17 km²

Sobral Pichorro_brasão

Orago: Nossa Senhora da Graça

Sobral Pichorro é uma pequena povoação situada ao fundo da serra da Maceira, na margem direita e muito perto da ribeira, que vem do concelho de Trancoso. Esta freguesia tem por anexa a Quinta da Mata Gata, hoje povoação, chamada simplesmente Mata.
A igreja Paroquial, cujo orago é Nossa Senhora da Graça, tem um torreão construído em 1856, por contribuição lançada à freguesia.
No centro da povoação está uma capela interessantíssima chamada do Santo Cristo que a imaginação do povo faz remontar ao tempo dos romanos ou dos godos, e que alguns dizem ser da época dos jesuítas, por causa de um emblema já pouco perceptível, que estava sobre o pórtico, característico das construções jesuíticas.
Este emblema era uma espécie de umbela ou tortulho lavrado em pedra, que um tal Sr. Luís de Campas vandálica e sacrilegamente mandou retirar e substituir por uma cruz.
Entrando na capela vê-se na parede à direita, uma espécie de túmulo em arco, sob o qual está uma sepultura rasa, e sobre a tampa que fecha a caixa tumular está esculpida a figura de um homem em atitude de oração.

Fuinas_Brasão

Orago: Nossa Senhora da Graça

É freguesia antiga com o nome de Funha (1527) composta de quatro povos: Lameira, onde está a igreja paroquial, Casas, Corujeira e Santo, onde está a capela de Santo Amaro, a que se faz grande romagem em 15 de Janeiro.
A capela de Nossa Senhora do Carmo, que é do povo, foi benzida pelo pároco, padre António de Faria, em 1730 (Arq. Episc. de Viseu Liv. das Cap. e Irmandades).
Esta freguesia da invocação de Nossa Senhora da Graça, tinha em 1527, 23 moradores, e em 1747 fogos 66, e 206 habitantes.

© Copyright - Município de Fornos de Algodres. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt