União das Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro

Área: 19,87 km²

Juncais_Brasao

Orago: São Tiago Maior

Em 1527 dizia-se Jumcães, e tinha 40 fogos; em 1757 tinha apenas 33. Inclui os lugares de Cadoiço e Ponte de Juncais.
A freguesia é da invocação de Santiago.
A igreja de Juncais possuía casa de residência paroquial, com magníficos e extensos passais anexos.

Vila Ruiva_Brasao

Orago: Nossa Senhora da Graça

Parece tirar o nome de um certo grande fidalgo de nome Ruique foi senhor desta terra. É freguesia da invocação de Nossa Senhora da Graça, (cuja imagem, de pedra e muito antiga, se venera no altar mor), está situada além do Mondego, nas faldas da Serra da Estrela.
Em 1527 tinha 50 fogos. Pertenceu ao concelho de Linhares, extinto por decreto de 24 de Outubro 1855, passando então para o de Celorico da Beira. Mais tarde passou para o de Gouveia, e depois para o de Fornos de Algodres, a que actualmente pertence, por decreto de 13 Janeiro de 1898.
É fértil em cereais, vinho e azeite, e também cria muito gado lanígero.
Esta povoação sofreu muito por ocasião da retirada dos franceses sob o comando do general Massena, em 1811. Destruíram os altares da igreja que eram de boa talha.

Vila Soeiro

Orago: Nossa Senhora da Saúde

É fértil em cereais, vinho e azeite, e também cria muito gado lanígero.

© Copyright - Município de Fornos de Algodres. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt