Foi aprovada ontem, 25/10/2018, uma nova candidatura do Município de Fornos de Algodres ao Fundo Ambiental, submetida em 31/08/2018, ao aviso n.º 10310/2018, publicado no Diário da República n.º 146, 2ª série, de 31 de julho de 2018, intitulado “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”.  O contrato entre as partes será assinado brevemente.

Das 46 (quarenta e seis) candidaturas apresentadas pelos diferentes beneficiários, apenas 22 (vinte e duas) obtiveram uma avaliação de mérito para obtenção de financiamento. O Município de Fornos de Algodres foi uma das selecionadas a financiamento, com uma taxa de cofinanciamento igual a 90%.

Inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA), o projeto aprovado pelo Fundo Ambiental, designadoFornos de Algodres EcoMarket”, visa valorizar, sensibilizar e promover o Mercadinho e o Mercado Municipal de Fornos de Algodres, tornando estas instalações num polo indutor de boas práticas ambientais e dotando-os de equipamentos exemplares de boas práticas ambientais e socialmente sustentáveis. Também no âmbito desta candidatura está o desenvolvimento de uma plataforma ”consumidor-produtor”, vulgarmente conhecido por e-Commerce.

Uma das prioridades do executivo da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, para o setor do ambiente, passa pela execução de um Programa Municipal de Educação Ambiental (PMEA). Este programa é uma ferramenta importante na educação para o desenvolvimento sustentável da comunidade educativa e da população em geral.

Fornos de Algodres, Faz Parte da Nossa História!