46.ª Edição Feira do Queijo Serra da Estrela de Fornos de Algodres
Com tradição, sabores genuínos e grande participação do público, a Feira do Queijo reforçou o seu prestígio e a importância para Fornos de Algodres.
Nos dias 21, 22 e 23 de março, Fornos de Algodres voltou a ser o epicentro da tradição e da gastronomia com a 46.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela. Este ano, o evento teve um significado especial, foi a primeira vez que decorreu no Mercado Municipal remodelado, um espaço que recebeu de braços abertos os visitantes e os expositores. Três dias de tradição, sabores autênticos e muita animação, que celebraram o que de melhor Fornos de Algodres tem para oferecer. O entusiasmo e a forte adesão do público reforçaram, mais uma vez, o prestígio desta Feira do Queijo Serra da Estrela.
A cerimónia de abertura contou com um momento musical protagonizado por Nani Cabral – Pendurados por Cordas, onde o Sr. Presidente Manuel Fonseca oficializou a abertura da Feira do Queijo Serra da Estrela 2025. A noite contou ainda com a atuação do grupo Os Capelenses, e encerrou com a energia contagiante do grupo Cromos da Noite e do DJ Nuno’s, que garantiu um ambiente festivo logo desde o primeiro dia.
No sábado, dia 22 de março de 2025, a Feira do Queijo Serra da Estrela iniciou-se com uma atuação emocionante do Grupo Coral Mondego Voces, com as suas harmonias que tocaram os corações do público presente. Um dos momentos mais aguardados foi, o VIII Concurso de Ovinos “Serra da Estrela”, um verdadeiro tributo à tradição e à qualidade inconfundível dos ovinos da nossa Serra.
O público teve a oportunidade de saborear o melhor da nossa terra na Prova de Queijo Serra da Estrela, antes de se imergir na sessão técnica da Associação Jovens Agricultores Portugal, com o tema “Enquadramento, Apoios e Oportunidades para Jovens Agricultores”, apresentada pelos oradores Eng.º Firmino Cordeiro e Eng.º Nelson Figueira.
Durante a tarde houve também momentos únicos, tivemos o privilégio de assistir a uma animação itinerante do TAFA – Teatro Amador de Fornos de Algodres, que cativou todos os presentes, e a visita guiada à queijaria artesanal “Queijaria do Quim Estrela”, em Vila Ruiva, onde a produção de queijo foi revelada de forma autêntica e emocionante.
As atuações vibrantes dos grupos folclóricos no Festival FolkINATEL encantaram o público, que trouxeram uma verdadeira explosão de tradição e cultura, repleta de cor, ritmo e alegria. Os mais pequenos também tiveram momentos especiais, com o divertido workshop infantil ‘Mini Queijeiros’ e o atelier ‘Ordenha a Brincar’, onde aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo. Houve também uma demonstração de como se ordenha e se tosquia a ovelha Bordaleira, que proporcionou uma experiência autêntica. Para os amantes da gastronomia, o showcooking ‘Academia do Sabor’, conduzido pelo Agrupamento de Escolas da Sé, revelou a versatilidade e o sabor inconfundível do Queijo Serra da Estrela, que deixou todos com água na boca.
A música e a animação estiveram em destaque com artistas como Carlos Pinto & Diatónicos, DJ John Wood e, especialmente, os Némanus, com uma atuação inesquecível que envolveu o público e encheu o recinto de energia, entusiasmo e momentos de pura celebração
No domingo, 23 de março de 2025, o III Eco Trail TransFornos reuniu um grande número de participantes, um evento que celebrou a união entre o desporto e a natureza. A programação continuou com a sessão técnica dedicada ao ‘Melhoramento da Ovelha Serra da Estrela’, conduzida pelo Eng.º Rui Dinis da ANCOSE, que transmitiu conhecimento e inovação ao setor. Seguiu-se a aguardada entrega de prémios do VIII Concurso de Ovinos ‘Serra da Estrela’ de Fornos de Algodres, que reconheceu o empenho dos pastores e a preservação desta raça icónica.
A tradição e os saberes artesanais ganharam vida numa visita guiada à queijaria artesanal Serras do Mondego, na Matança, onde os visitantes puderam mergulhar no processo de fabrico do Queijo. A gastronomia foi também estrela do dia, com um showcooking especial do carismático chef Chakall, que surpreendeu com criações deliciosas.
A animação musical ficou por conta da Orquestra Juvenil +Música, que encantou com o seu talento, os vibrantes Sons do Minho, que encheram o coração do público presente e o DJ Francis, que encerrou o evento.
Durante o fim de semana da Feira do Queijo Serra da Estrela, a tradição e os sabores regionais estiveram ainda mais em evidência com o Fim de Semana do Borrego. Nos restaurantes aderentes, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar pratos especiais confecionados com borrego, uma verdadeira celebração da gastronomia local. Como forma de tornar esta experiência ainda mais memorável, quem escolheu uma destas refeições recebeu um prato exclusivo como recordação, que perpetua o sabor e a essência deste evento único.
Após três dias de celebração da tradição e dos sabores únicos de Fornos de Algodres, o Município de Fornos de Algodres expressa o seu profundo agradecimento a todos os produtores, artesãos, expositores e patrocinadores que tornaram este evento possível. Agradece também o empenho incansável das equipas de trabalho e colaboradores, cujo esforço e dedicação foram fundamentais para o êxito desta edição.
Por fim, um agradecimento muito especial ao público, que mais uma vez demonstrou o seu carinho e entusiasmo, e ajudaram a manter viva a tradição e a valorizar um dos mais prestigiados produtos da região o Queijo Serra da Estrela.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º8 { Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos }, n.º 11 {tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, n.º 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e n.º 15 { Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} .
Até para o ano!