Fornos de Algodres recebe (novo) apoio para autocarro 100% elétrico

Fornos de Algodres dá mais um passo rumo à mobilidade sustentável.

No dia 3 de abril de 2025, decorreu em Lisboa a cerimónia de formalização dos apoios para a aquisição de autocarros de zero emissões destinados ao transporte público. A cerimónia contou com a presença do Eng.º Bruno Costa, Chefe de Gabinete do Município de Fornos de Algodres, que representou a autarquia.

Entre os participantes da cerimónia, estiveram presentes a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, o Diretor do Fundo Ambiental, Marco Rebelo, e o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O objetivo deste investimento é reforçar a mobilidade sustentável e a transição energética no setor dos transportes públicos, alinhando-se com a iniciativa “Medida Reforçada: Descarbonização dos Transportes Públicos”, no âmbito da C21 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Fornos de Algodres foi contemplado com financiamento para a implementação do projeto “Mobilidade Sustentável – Autocarro Elétrico para Transporte Escolar do Município de Fornos de Algodres”, que representa um investimento total de 416.243,00 €, com uma comparticipação municipal de 135.000€.

A iniciativa prevê a aquisição de um autocarro 100% elétrico para reforçar o transporte público, que promove a redução da pegada carbónica e oferecer uma alternativa ecológica e eficiente para os alunos do município, bem como a aquisição de um novo carregador elétrico e respetiva instalação.

Com este projeto, Fornos de Algodres dá mais um passo na modernização do transporte público, onde aposta numa solução inovadora e sustentável para o futuro da mobilidade local.

A realização deste investimento, para além de estar enquadrado com o Plano Municipal de Alterações Climática (PMAC), através da medida M040 – Renovação da frota da Autarquia para veículos de menores emissões e inserido no Projeto “Renovação de Frota Amiga do Ambiente” (P11), do Programa Municipal de Mobilidade Sustentável (PM5) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, aprovada por maioria em Assembleia Municipal no dia 30/12/202, irá contribuir para o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e para o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC2030), através da descarbonização e da promoção de utilização de transporte público verde.

Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º 7 {Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos}, n.º 11 {tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e n.º13 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades}.

Um agradecimento à Associação de Municípios da Cova da Beira por todo o apoio na elaboração da candidatura.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS12ODS13ODS11