Corte Controlado na Ribeira da Muxagata

A intervenção de gestão controlada na Ribeira da Muxagata teve como objetivo proteger a biodiversidade e reforçar a sustentabilidade e evidenciar o papel essencial da vegetação no equilíbrio do ecossistema.

No mês de agosto de 2025, foi realizada uma ação de corte controlado de vegetação na Ribeira da Muxagata, numa área integrada na Estação da Biodiversidade da Ribeira da Muxagata, com o objetivo de preservar e valorizar este importante ecossistema. Cada vez mais, a natureza deve ser entendida como um ativo estratégico para o futuro do território!

Esta intervenção teve como propósito equilibrar a perceção tradicional de que a vegetação é sinónimo de desordem ou incômodo com a necessidade de proteger o património natural, fomentando a sustentabilidade e a biodiversidade. O corte foi executado de forma seletiva, incidindo apenas nas zonas junto às vias de acesso, assegurando a manutenção da maioria da vegetação.

A vegetação ribeirinha desempenha um papel essencial na filtragem e no arrefecimento das águas, além de constituir um abrigo natural para diversas espécies, incluindo aves, peixes e pequenos mamíferos como a lontra, fundamentais no controlo de pragas como o lagostim vermelho.

Outro dos objetivos desta ação foi reforçar o potencial turístico e ecológico da área, tornando-a mais atrativa para os visitantes e sensibilizando a população para a importância de preservar o ambiente. A execução teve em conta os ciclos reprodutivos da fauna, de forma a minimizar impactos negativos.

Para além de proteger os serviços ecossistémicos naturais, como a purificação da água e a regulação térmica, esta intervenção destacou a necessidade de distinguir a vegetação natural de verdadeiros agentes poluentes, como resíduos plásticos e químicos, que comprometem a qualidade das ribeiras.

Esta ação está inserida nos Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13), do Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, contribuindo para os ODS n.º 13  {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}; 15  {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

ODS15ODS12ODS17ODS13ODS14