Pagamentos eletrónicos – Evolução e balanço 2019–2025

Modernização administrativa e reforço da eficiência dos serviços municipais através da digitalização dos meios de pagamento.

A aposta na modernização administrativa e na simplificação dos serviços prestados à população tem sido uma prioridade do Município de Fornos de Algodres, com especial enfoque na adoção de soluções mais cómodas, seguras e ambientalmente sustentáveis.

No âmbito desta estratégia, o Município tem vindo a promover a utilização de meios de pagamento eletrónicos, para reduzir gradualmente a dependência do numerário e para incentivar práticas mais eficientes e amigas do ambiente.

Antes de 2020, apenas 56% dos pagamentos efetuados ao Município de Fornos de Algodres eram realizados através de meios eletrónicos, sendo os restantes 44% pagos em dinheiro.

Com a modernização dos processos de faturação e a introdução e consolidação das modalidades de pagamento eletrónico, nomeadamente débito direto e referência multibanco, verificou-se uma evolução muito significativa a partir de 2020, ano em que a percentagem de pagamentos eletrónicos subiu para 81,57%.

Este crescimento manteve-se de forma consistente nos anos seguintes, atingindo 83,82% em 2021, 87,39% em 2022 e 85,04 em 2023, o que representa um aumento face ao período anterior a 2020.

Em 2024, os pagamentos eletrónicos atingiram o valor mais elevado do período em análise, com 87,85%, que demonstra a consolidação destas modalidades junto da população. Nos anos seguintes, registou-se uma ligeira oscilação, mantendo-se, ainda assim, valores muito elevados: 85,67% em 2025, confirma-se a estabilidade do novo modelo.

Em sentido inverso, os pagamentos em dinheiro sofreram uma redução significativa, passando de 44% em 2019 para apenas 14% em 2025, reflete-se uma mudança clara de hábitos e uma maior adesão às soluções digitais.

Dos munícipes que ainda optam pelo pagamento em numerário, é sabido que, em muitos casos, tal se deve à falta de familiaridade com os meios digitais ou à ausência de acesso a estas ferramentas. Ainda assim, a transição para os pagamentos eletrónicos é simples, segura e cómoda, sobretudo no caso do débito direto, que elimina a necessidade de deslocações.

O Município compreende estas dificuldades e, por isso, apela ao apoio de familiares e cuidadores, para incentivar a transição para estas modalidades, que beneficiam todos. O processo pode ser efetuado presencialmente nos serviços municipais ou solicitado por e-mail.

A modernização administrativa dos diferentes serviços da Câmara Municipal continua a ser uma aposta clara deste Executivo, sempre com o objetivo de prestar um serviço mais eficiente, cómodo e seguro à população.

Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º9 {Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação}, n.º11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, n.º12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis} e n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}.

ODS12ODS13ODS09ODS11