A Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no âmbito da Proteção Civil, em parceria com a GNR, promoveram ação de sensibilização para prevenção dos incêndios florestais, dirigida aos Presidentes de Junta do Concelho.

Esta ação decorreu ontem, 21 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no seguimento da ‘Operação Floresta Segura’ da Guarda Nacional Republicana (GNR) e teve como missão sensibilizar e informar os autarcas das freguesias para a prevenção dos incêndios florestais.

No seguimento deixamos informação sobre a legislação e importância da limpeza de terrenos e árvores na prevenção de incêndios.

Antes que seja tarde, antes que o atinja a si, limpe o mato 50 metros à volta da sua casa e 100 metros nos terrenos à volta da aldeia.

Até 15 de março é obrigatório e vital.

É obrigatório:

• Limpar o mato e cortar árvores:
  • 50 Metrosà volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros;
  • 100 Metrosnos terrenos à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários;
    • Limpar as copas das árvores 4 metros acima do solo e mantê-las afastadas pelo menos 4 metros umas das outras;
    • Cortar todas as árvores e arbustos a menos de 5 metros das casas e impedir que os ramos cresçam sobre o telhado;

Se não o fizer até 15 de março, pode ser sujeito a processo de contraordenação. As coimas podem variar entre 140 a 5 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 1500 a 60 mil euros, no caso de pessoas coletivas.

E este ano são a dobrar.

Até 31 de maio, as Câmaras Municipais podem substituir-se aos proprietários na limpeza do mato. Os proprietários são obrigados a permitir o acesso aos seus terrenos e a ressarcir a Câmara do valor gasto na limpeza.

É importante:

• Mantenha-se informado do risco de incêndio na sua área de residência
  • Verifique se o sistema de rega e mangueiras funcionam
  • Limpe telhados e coloque rede de retenção de fagulhas na chaminé
  • Mantenha afastados da casa e edificações:
  • Sobrantes da exploração agrícola ou florestal
  • Pilhas de lenha
  • Botijas de gás ou outras substâncias explosivas

É vital:

A vida da sua família e a segurança dos seus bens dependem do seu gesto.

Portugal sem fogos está nas mãos de todos.

Esta informação, não dispensa a consulta do DL n.º 124/2006, de 28 de Junho, na sua redação atual.