Caminhada Fornos Ativo da Mata à Muxagata valoriza a natureza e o património
A caminhada do Fornos Ativo, realizada mensalmente, promove a atividade física, o convívio social e a valorização do património natural e cultural.
No passado dia 30 de março, o projeto Fornos Ativo voltou a proporcionar uma experiência única de bem-estar, atividade física e valorização do património natural e cultural do concelho. A caminhada, que ligou a localidade da Mata ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Muxagata, reuniu mais de meia centena de participantes de todas as idades, onde promoveu um verdadeiro espírito de convívio e partilha entre gerações.
O percurso seguiu por um antigo caminho rural que, apesar do seu enorme valor histórico e paisagístico, encontrava-se intransitável. A sua recuperação devolveu este espaço à comunidade, que enriqueceu a rede de percursos pedestres do concelho e incentivou o turismo sustentável e o contacto direto com a natureza.
Um dos pontos altos da caminhada foi a passagem pela Estação de Biodiversidade da Ribeira da Muxagata, um local privilegiado para a observação da fauna e flora da região. Além disso, o trajeto integra a Grande Rota 22, um percurso de longa distância que une as 12 Aldeias Históricas de Portugal, que reforça a ligação entre territórios e promove o turismo ativo.
O evento foi um verdadeiro sucesso, não só pela beleza natural e a riqueza cultural do percurso, mas também pelo impacto positivo na comunidade. O crescente número de participantes, incluindo visitantes de outros municípios, demonstra o potencial desta iniciativa na dinamização do território e na promoção de hábitos de vida saudáveis.
O Município de Fornos de Algodres agradece, de forma especial, à União de Freguesias de Sobral Pichorro e Fuinhas e à Junta de Freguesia da Muxagata, cujo apoio foi essencial para a realização desta atividade e para a valorização do património local.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º3 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades} n.º 11 {Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável }.