Fornos de Algodres distinguido como “Território da Longevidade 2024”
O Município de Fornos de Algodres foi ontem, 25 de novembro de 2025, distinguido como “Território da Longevidade 2024”, na cerimónia promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), realizada no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire.
A iniciativa “Territórios da Longevidade” destacou os municípios da região Centro que mais se empenham na promoção de condições favoráveis ao envelhecimento ativo, saudável e inclusivo. Este projeto valoriza as políticas públicas que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população sénior, reconhecendo esforços que fortalecem a coesão e a inclusão social.
Na sessão de entrega dos galardões, realizada com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, e da Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, foram distinguidos os municípios que se destacaram pelo seu compromisso com as gerações mais velhas. Fornos de Algodres integrou o grupo dos 25 municípios com melhor desempenho global.
Esta distinção reflete o trabalho contínuo e dedicado da autarquia de Fornos de Algodres, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Lote, que recebeu pessoalmente a distinção. Além de assinalar o trabalho de todos os funcionários do município, este foi igualmente o reconhecimento de um empenho conjunto com as diversas entidades e instituições do concelho num esforço coletivo. O galardão é fruto de uma estratégia que aposta em políticas de proximidade, dinâmicas comunitárias e iniciativas sociais que promovem um concelho mais solidário e preparado para os desafios do futuro.
Para Alexandre Lote, este prémio é mais do que um reconhecimento: é um incentivo para continuar a construir um território onde todas as gerações, especialmente a população sénior, se sintam valorizadas e apoiadas. “Este galardão é uma prova do nosso compromisso em garantir que Fornos de Algodres seja um lugar onde o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade para todos. Continuaremos a trabalhar para sermos uma referência no cuidado e inclusão das nossas pessoas”, afirmou.
Com esta distinção, o município reafirma o seu papel como um exemplo inspirador na região Centro, demonstrando que o envelhecimento pode ser vivido com dignidade, saúde e envolvimento comunitário.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º3 {Incentivo a práticas de envelhecimento saudável e qualidade de vida, com atenção à saúde e bem-estar dos seniores}, n.º10 {Compromisso com a inclusão social, eliminando barreiras para o público envelhecido}, n.º 11 {Planeamento estratégico em prol de contribuir para comunidades equitativas e próximas dos cidadãos, especialmente desenhadas para atender também os mais frágeis} e n.º 17 {Envolvimento das instituições locais e cooperação em busca de iniciativas que maximizem resultados no território}.









