Fornos de Algodres Integra Projeto Gigantes Verdes

Município de Fornos de Algodres abraça os Gigantes Verdes para proteger as árvores monumentais!

O Município de Fornos de Algodres foi selecionado como um dos 10 concelhos pioneiros a integrar o Projeto Gigantes Verdes, uma iniciativa nacional dedicada à identificação, mapeamento e proteção de árvores monumentais. O objetivo é envolver ativamente a comunidade na conservação destas árvores de grande porte, para reconhecer a sua importância na preservação da biodiversidade e no equilíbrio ambiental.

No dia 14 de março de 2025, decorreu em Fornos de Algodres uma formação para os Embaixadores Gigantes Verdes, um grupo de voluntários que recebeu formação sobre a identificação, a monitorização e  a conservação das árvores de grande porte do concelho. Durante a sessão, foram abordadas temáticas como a importância das árvores centenárias na regulação climática e na biodiversidade, técnicas de mapeamento e registo, boas práticas de conservação e formas de envolver a comunidade na valorização do património arbóreo.

As Gigantes Verdes são essenciais para a qualidade de vida, pois armazenam carbono, promovem a infiltração de água nos solos, produzem oxigénio, oferecem habitats para diversas espécies e contribuem para a criação de espaços mais frescos e sombreados, ajudam a mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Para dar continuidade a este trabalho, o Município promoverá caminhadas interpretativas abertas à população, onde será possível conhecer alguns dos exemplares mais impressionantes do concelho, aprender a identificá-los e registá-los e descobrir curiosidades sobre a flora local. Em breve, serão divulgadas as datas e locais dessas atividades, para incentivar todos os interessados a se juntarem a esta causa e contribuírem para a preservação dos Gigantes Verdes de Fornos de Algodres.

Esses projetos contribuem diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 (Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos)  nº 13 (Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos), nº 15 (Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade) e nº 17 (reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável).

Seja Consciente. Pense no Ambiente.

ODS15ODS17ODS04ODS13