Fornos Vida encerra com sucesso
Mais do que um projeto, o Fornos Vida foi uma prova de que envelhecer pode ser sinónimo de alegria, partilha e novos começos.
No dia 13 de junho de 2025, o município de Fornos de Algodres assinalou o encerramento da edição 2024-2025 do projeto Fornos Vida, uma iniciativa que ao longo do ano, promoveu o envelhecimento ativo e o bem-estar da população sénior do concelho.
O Fornos Vida desenvolveu atividades regulares e pontuais, com uma programação variada que foi muito além da prática de exercício físico. O projeto assumiu, uma vez mais, um caráter multidimensional, apostando na promoção da saúde, autonomia, convívio e inclusão social, contribuiu para uma comunidade sénior mais ativa, motivada, alegre e integrada.
O dia de encerramento foi vivido como uma verdadeira celebração do percurso realizado ao longo do ano. Num ambiente de entusiasmo e boa disposição, os participantes partilharam experiências e demonstraram as competências adquiridas nas várias atividades. Alguns seniores apelidaram carinhosamente o projeto de “menino de 1 ano”, que evidencia o carinho e o envolvimento com que se identificam com a iniciativa.
Durante esta edição, os participantes tiveram oportunidade de praticar diferentes modalidades desportivas, participar em passeios, visitas culturais e encontros intermunicipais, que fortaleceu não apenas a sua condição física, mas também os laços sociais e o sentimento de pertença à comunidade.
A Câmara Municipal de Fornos de Algodres sublinha que o Fornos Vida é mais do que um projeto anual, é um compromisso contínuo com a qualidade de vida da população sénior. Num tempo em que os desafios do envelhecimento se tornam cada vez mais desafiadores, iniciativas como esta assumem-se como essenciais para garantir um futuro mais digno, ativo e feliz para todos.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS.º 3 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades}, n.º4 { Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos}, n.º10 { Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países}, n.º 11 { Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e n.º 15 { Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável}.