Município de Fornos de Algodres Celebra Semana da Floresta Autóctone com Atividades Pedagógicas para Crianças e Jovens

O Município de Fornos de Algodres promoveu atividades educativas durante a Semana da Floresta Autóctone, sensibilizando crianças e jovens para a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.

O Município de Fornos de Algodres,  nos dias 4, 5, 8, 9 e 11 de dezembro de 2024, celebrou a Semana da Floresta Autóctone, com um  inspirador Mini-Seminário Ambiental Infantil com diversas atividades dedicadas às crianças dos infantários e  ao primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, com o objetivo de sensibilizar para a importância das árvores autóctones e da biodiversidade da nossa região.

Entre os dias 5, 8 e 9 de dezembro, os alunos dos infantários do concelho mergulharam num universo de aprendizagem e descoberta sobre a importância das árvores e da biodiversidade das nossas florestas autóctones. Um dos momentos altos foi a leitura do livro “Sê uma Árvore”, um conto que ajudou os mais pequenos a compreenderem como as florestas são um conjunto de árvores únicas, mas interligadas, tal como nós, enquanto comunidade. Entre sons da natureza e ambientes repletos de cor, os alunos ouviram e refletiram sobre a mensagem do livro: as árvores são como as pessoas. Tal como uma floresta é composta por árvores diferentes que se apoiam mutuamente para prosperar, também nós, enquanto indivíduos, fazemos parte de uma comunidade onde a colaboração e a diversidade são essenciais. Além da componente literária, os alunos participaram numa atividade prática de sementeira de carvalhos, levando consigo instrumentos para continuar a explorar o tema nas suas escolas, sob a orientação das educadoras. A Oficina do Ambiente destacou-se, uma vez mais, como um espaço privilegiado para promover a educação ambiental e aproximar os mais novos das questões da sustentabilidade.

No contexto da mesma semana, nos dias 4 e 11 de dezembro, os alunos do 1.º ciclo tiveram a oportunidade de participar numa saída de campo – uma aula na floresta. Esta experiência imersiva, organizada em formato de peddy paper, permitiu aos jovens aprenderem sobre as árvores autóctones e da sua fauna associada. Divididos em grupos, exploraram o terreno e participaram em desafios educativos que reforçaram os conhecimentos adquiridos, numa interação direta com o ambiente natural.

A Semana da Floresta Autóctone é uma oportunidade para lembrar a importância da preservação das árvores e da biodiversidade, enquanto se semeiam, não só carvalhos, mas também consciência e valores nas gerações futuras. O Município de Fornos de Algodres continua empenhado em promover iniciativas que inspirem e eduquem, assegurando um futuro mais sustentável para todos.
Que esta celebração sirva como um lembrete da interligação entre a natureza e a comunidade, e que juntos, como uma floresta, possamos crescer e prosperar.

Esta ação inserida no Projeto Ambiental “Educa+” (P12), do Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 contribui diretamente para os ODS n.º 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}; 15{Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

ODS17ODS13ODS15