XIII Festival de Sopas "Serra da Estrela"

São Paio – 11/11/2012

No passado dia 11/11/12, cerca de 1.500 pessoas passaram pelo XIII Festival de Sopas da Serra da Estrela, realizado em São Paio, no concelho de Gouveia, com o objetivo de divulgar a gastronomia regional.
Organizado pela ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, no festival foram servidas 28 sopas confecionadas por 24 particulares e instituições dos concelhos que integram a zona de intervenção da ADRUSE: Gouveia, Seia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Guarda.
Os visitantes puderam provar, entre muitas outras, sopa da pedra com castanha, sopa de míscaros, aveludado de nabiça, sopa à moda do rancho e sopa de rabo de boi.
A Confraria da Urtiga, de Fornos de Algodres, foi uma das participantes, que apresentou uma sopa de cogumelos com urtiga. Segundo a cozinheira Clara Paraíso, a base da sopa leva “batata, cebola, abóbora e boletos” sendo depois adicionada urtiga. A urtiga é uma planta “que tem muito potencial”, explicou Rosa Costa, da confraria, indicando que “voltou a entrar na confeção das refeições” de muitos habitantes da região.
Maria Martinho, residente em São Paio, Gouveia, participou no festival com um “aveludado de nabiças”, feito com legumes que cultivou na sua horta.
O festival incluiu um concurso, cujo júri foi presidido por Justa Nobre, que distinguiu a “sopa da pedra”, confecionada pela Associação Musical Sampaense (Gouveia) como o galardão de “melhor sopa do festival”.
Foram também atribuídos os prémios sopa de castanhas, sopa de S. Martinho, outro tipo de sopas e profissionais de restauração.
Justa Nobre declarou que as sopas concorrentes eram “quase todas fantásticas”.Defendeu o consumo de sopa por ser “sinónimo de saúde e de boa alimentação” e aconselhou as pessoas a comerem “sopa ao almoço e ao jantar”.
O Presidente da Câmara Municipal de Seia e presidente da ADRUSE, Carlos Filipe Camelo, valorizou a iniciativa hoje realizada por contribuir para a divulgação da gastronomia regional e por incentivar o aparecimento de novas sopas. “Em cada festival que acontece há coisas novas que aparecem, utilizando produtos antigos que fizeram sempre parte daquilo que era a tradição de uma região” como a da Serra da Estrela, disse.
Muitos dos visitantes que passaram pelo recinto do festival deslocaram-se propositadamente ao concelho de Gouveia para degustarem as sopas tradicionais.
Manuel Almeida, de Castelo Branco, disse à agência Lusa que já participou em todas as edições: “Aprecio sopas e gosto disto”.
Adelina Igreja, de Viseu, que passou pelo recinto pelo terceiro ano consecutivo, também disse ser apreciadora “das sopas da zona de Gouveia”.

O Festival de Sopas da Serra da Estrela foi cofinanciado pelo subprograma 3 do PRODER e contou com a colaboração do Município de Gouveia, da Junta de Freguesia de São Paio, entre outras entidades.

FONTE: LUSA