Município de Fornos de Algodres abriu portas à Arte Urbana

Fornos de Algodres entrou no roteiro de Arte Urbana, movimento em crescimento e cada vez mais apreciado em Portugal.

O mural, com cerca de 25 metros, pintado por Sérgio “Odeith”, artista consagrado na arte da grafite, retrata a harmonia existente no concelho, relativa ao crescimento das crianças associado à valorização do património material e imaterial.

Para o efeito o artista, que teve liberdade de criação, pintou uma criança a brincar com um carro no deque da Praia Fluvial da Ponte de Juncais, um turista a contemplar a paisagem e o Dólmen da Matança.

É unânime a qualidade e o impacto que a obra teve na população, apoiando a preocupação por parte do Município de Fornos de Algodres nas intervenções nos espaços públicos e no retorno do investimento feito.

Biografia Curta de Odeith

Odeith nasceu em 1976, na Damaia (Portugal). Ele segurou uma lata de spray pela primeira vez em meados da década de 1980, mas foi na década de 1990, quando o grafite começou a se espalhar por Portugal e começou a deixar sua cidade natal, Carcavelos, que o artista teve seu primeiro contato com graffiti e seu movimento.

Suas primeiras experiências foram esboçadas em muros de rua e trilhos de trem, e a paixão que ele sempre mostrara por desenhar tinha um propósito recém-descoberto e começou a evoluir. Pouco tempo depois, surgiu a oportunidade de pintar murais de grandes dimensões em Damaia, Carcavelos e em muitos bairros de habitação social, como a Cova da Moura, a 6 de maio e a Santa Filomena.

Logo no início, o artista mostrou um interesse especial em perspetiva e sombreamento, em um estilo obscuro, que mais tarde chamou de “sombria 3D”, onde as composições, paisagens ou retratos, mensagens ou homenagens, se destacaram por seu realismo e técnica.

Odeith foi, em 2005, reconhecido internacionalmente por suas incursões pioneiras no campo da arte anamórfica, destacando-se por suas composições criadas em perspetiva e pintadas em diferentes superfícies, como cantos 90º ou da parede ao chão, criando um efeito de ilusão de ótica.

Em 2008, ele decidiu fechar seu estúdio de tatuagem (que abriu em 1999) e se mudou para Londres.

Atualmente, em Lisboa, assumiu a pintura como a sua atividade principal, tendo criado murais de grande escala para grandes empresas nacionais e internacionais, como a London Shell, Kingsmill, Coca-Cola, Estradas de Portugal, Samsung, Sport Lisboa e Benfica e vários Municípios Portugueses, como a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras, entre outras.