1.ª Caminhada Gigantes Verdes
Atividade marcou o arranque do projeto no concelho e permitiu mapear árvores de grande porte numa das zonas florestais mais emblemáticas do concelho.
No dia 7 de junho de 2025, o concelho de Fornos de Algodres recebeu a primeira caminhada do projeto Gigantes Verdes, uma iniciativa promovida pela Associação VERDE, que reuniu mais de duas dezenas de participantes numa das zonas florestais mais emblemáticas da região.
A atividade decorreu numa das manchas florestais de maior valor natural do concelho, e envolveu pessoas de várias idades, dos mais novos aos mais experientes, num ambiente de convívio, aprendizagem e ligação à natureza.
O principal objetivo desta iniciativa passa por mapear árvores de grande porte, com especial foco em espécies autóctones, ao mesmo tempo que promove a sensibilização ambiental e o envolvimento da comunidade na conservação do património natural. Esta primeira ação marcou o arranque do projeto no concelho, integrando-se no programa de ciência cidadã dinamizado pela Associação VERDE.
Ao longo do percurso, os participantes tiveram oportunidade de observar, identificar e registar várias árvores notáveis, que contribui ativamente para a construção de um inventário de “gigantes verdes”. A caminhada destacou-se também pelo seu cariz pedagógico, com momentos de partilha sobre a flora local, que reforça a importância da preservação dos ecossistemas florestais.
“Foi uma verdadeira aula ao ar livre, onde se aliou a observação ao envolvimento comunitário. Todos aprenderam com todos”, partilhou um dos participantes, que sublinhou o ambiente colaborativo e intergeracional vivido durante a atividade.
A jornada ficou ainda marcada por um forte espírito de comunhão com a natureza, sendo considerada um momento simbólico para a valorização ambiental do concelho de Fornos de Algodres.
A próxima caminhada do projeto está já agendada para o dia 19 de julho, e mantem a missão de mapear, sensibilizar e envolver a comunidade na proteção das suas florestas.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS.º4 {Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos}, 11 {tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis}, n.º13 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades}, n.º 15 { Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável }.
Fotos da autoria de Marco Nunes – Associação Verde [@marco_nunes_]