Bem Estar Animal – Balanço 2023

O bem estar animal sempre esteve, está e estará no centro das nossas preocupações. Numa primeira fase, como não poderia deixar de ser, preocupámo-nos com as questões estruturais, essenciais ao sucesso do empreendimento. A estruturação do Centro de Recolha de Animais de Companhia de Fornos de Algodres (CRACFA), aquisição de viatura com características específicas para transporte de animais de companhia, bem como para recolha de cadáveres de animais de companhia e silvestres. Depois, estabelecemos metas anuais para a estrutura, metas essas descritas e aprovadas em Assembleia Municipal, através do Projeto do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia(P16), do Programa Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal (PM7), da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025.

Em 2023, foram recolhidos 57 canídeos (16 foram devolvidos aos respetivos donos) e 58 felídeos. Apraz-nos registar que conseguimos encaminhar, para adoção responsável, 29 canídeos e 57 felídeos. De salientar que todos os animais para adoção são esterilizados, identificados com microchip e vacinados contra a raiva.

Com vista a potenciar a adoção e a mitigar os abandonos, continuamos a apostar numa intensa campanha de sensibilização, a decorrer no site do Município e nas suas redes sociais, que tem tido bastante visibilidade e aceitação. Neste e nos anos próximos, continuaremos a dar especial enfâse à recolha ,esterilização, identificação e devolução dos gatos de rua aos seus adotantes ,por forma a controlar a reprodução perfeitamente caótica desta espécie.

Contamos com todos para que não tenhamos, cada vez mais, de recolher animais abandonados. Podemos e devemos fazer mais nesse sentido. Há que assumir a responsabilidade e ver os animais como parte do agregado familiar. Se não assumimos essa responsabilidade, então o melhor é não ter animais, a nosso cargo. Um único animal abandonado já é demasiado. Este tem de ser o nosso pensamento! Porque os animais são seres sencientes, nossos amigos e merecem todo o nosso respeito.

Em 2023, registámos 53 saídas dos serviços, onde foram recolhidos 58 cadáveres. É demasiado! Quanto menos animais abandonados, menos acidentes levam à sua morte. Vamos continuar a apostar na qualificação e formação dos nossos Recursos Humanos, na melhoria do nosso CRACFA, na esterilização como meio de mitigar abandonos – porque limitam a reprodução – e, em campanhas de sensibilização, tanto de adoção responsável, como de consciencialização para o bem estar animal. Mas estamos sempre dependentes da responsabilização coletiva para esta problemática e contamos convosco para trazer estes números cada vez mais para baixo.

Este projeto contribuir para os ODS n.º 9 {Contruir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

ODS17ODS09