Reabilitação da Praia Fluvial da Ponte de Juncais
Reabilitação da Praia Fluvial de Juncais
08-06-2022 [Deliberação da CD – Reunião n.º 410/CD]
74.556,75 EUR
O âmbito do presente Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 incide na arborização crescente de espaços verdes e artificializados em meio urbano através do apoio a operações de resiliência dos territórios, a (re)arborização de espaços verdes e a criação de ilhas-sombra em meio urbano, permitindo a redução das vulnerabilidades do território, garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços de fruição pública mitigando o risco que a população está sujeita potenciado pelas alterações climáticas.
O Municipio de Fornos de Algodres visa através da operação, a reabilitação da Praia Fluvial da Ponte de Juncais, por forma a conferir utilidade a um espaço de lazer e descanso, esteticamente inserido na paisagem urbana, com uma área aproximada de 4.184m², no limite do aglomerado urbano.
As ações preconizadas para atingir o objetivo da intervenção passam por:
– Melhorar o ambiente urbano, requalificando e criando “espaços públicos”, recorrendo à instalação de mobiliário capaz de potenciar uma vivência urbana.
– Criar um passeio pavimentado, com 574 metros na margem do rio, de forma a que os utilizadores possam praticar passear e desfrutar da beleza da paisagem.
– Colocação de iluminarias autossustentáveis (painel solar e baterias).
– Adensamento do coberto arbóreo, potenciando zonas de sombra.
– Colocação de ninhos para potenciar a fauna existente, nomeadamente a presença de pássaros, esquilos e morcegos, que se avistam com facilidade no local.
Estas ações permitirão:
– Os residentes urbanos, terem oportunidades adequadas de contacto com a natureza.
– Manter e proteger a biodiversidade urbana.
– Minimizar os riscos ambientais como a poluição atmosférica ou sonora.
– Mitigar os impactos advindos de eventos climáticos extremos (como ondas de calor, precipitação extrema ou inundações).
– Promover a qualidade da vida urbana.
– Fomentar a saúde e o bem-estar dos residentes.