Fornos Vida proporciona experiências únicas em Peniche e Fátima
Participantes do projeto Fornos Vida viveram experiências educativas, desportivas e culturais em Peniche e Fátima.
No dia 9 de setembro de 2025, os participantes do projeto Fornos Vida viveram um dia verdadeiramente inesquecível nas localidades de Peniche e Fátima, acompanhados pelo Gabinete de Desporto, pelo CLDS, pelo Vice-Presidente Alexandre Lote e pela Vereadora Luísa Gomes.
A iniciativa teve como principais objetivos proporcionar experiências de cultura, lazer, desporto e espiritualidade, para reforçar o convívio intergeracional, a aprendizagem e a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis.
O programa teve início com uma visita ao Museu da Resistência, onde os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre episódios marcantes da história nacional e refletir sobre a importância da preservação da memória coletiva. Seguiu-se uma paragem no Miradouro do Cabo Carvoeiro, um dos pontos mais emblemáticos da costa atlântica, que surpreendeu todos com a imponência das suas paisagens.
Após um almoço partilhado, o grupo deslocou-se até à Praia do Baleal, para viver um dos momentos altos do dia: uma aula de bodyboard dinamizada pela Escola de Surf de Peniche. Para muitos, foi a primeira experiência neste desporto, marcada pelo desafio, pela diversão e pelo espírito de aventura, que resulta numa vivência única e memorável.
O dia terminou com uma visita ao Santuário de Fátima, num ambiente de paz, recolhimento e espiritualidade, que deu um significado especial à jornada e encerrou o programa de forma inspiradora.
Com 16 anos de existência, o projeto Fornos Vida continua a afirmar-se pela capacidade de proporcionar atividades diversificadas, inovadoras e enriquecedoras, que promovem a socialização, fortalecem os laços comunitários e incentivam a adoção de estilos de vida mais ativos, saudáveis e felizes.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º 3 { Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades}, n.º4 {Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos}, n.º10 { Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países} , n.º 11 { Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis} e n.º 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável}.