Escola de Fornos de Algodres assinalou o Dia Mundial da Alimentação

Num contexto em que a má alimentação se tornou um desafio crescente, é cada vez mais importante educar para escolhas conscientes.

No dia 16 e 17  de outubro de 2025, o Agrupamento de Escolas de fornos de Algodres comemorou o Dia Mundial da Alimentação,  o tema deste ano foi: “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor” com um conjunto de atividades dinamizadas no espaço escolar, envolveu alunos, professores e funcionários.

O principal objetivo desta ação foi promover hábitos alimentares saudáveis e reforçar a importância de uma alimentação equilibrada e variada, num contexto em que os jovens revelam cada vez mais tendência para consumir alimentos processados e pouco nutritivos. A temática deste ano remete para a sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável, sustentável e acessível a todos, destacando o papel da escola na formação de escolhas conscientes.

Na Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, durante o período de almoço, decorreram várias atividades de sensibilização nas quais os alunos participaram de forma ativa e entusiasta. Foram confecionadas saladas de fruta natural e preparadas águas aromatizadas com limão e laranja, que serviram de exemplo prático de como é possível criar opções simples, saborosas e nutritivas. Paralelamente, os alunos que se encontravam na cantina foram incentivados a consumir a sopa, reforçando a importância deste alimento como parte essencial de uma refeição equilibrada. As frutas, hortícolas e carne utilizadas foram provenientes de produtores locais, o que contribuiu para dinamizar a economia da região.

Também a Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez recebeu, os alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho de Fornos de Algodres. Este ano, a obra escolhida foi Palmira, a ovelha comilona”, da autora Elisabeth Perestrelo, que foi dramatizada pela equipa da biblioteca.

Durante a visita, os alunos foram sensibilizados para a importância de uma alimentação saudável e para as boas práticas alimentares que podem ser incorporadas no dia a dia, promovendo assim hábitos saudáveis entre as crianças.

Como forma de incentivar ainda mais a adoção de escolhas alimentares conscientes, no final da atividade cada aluno recebeu uma maçã, simbolizando não só a importância do consumo de frutas, mas também o compromisso da biblioteca em promover um estilo de vida saudável.

As atividades realizadas ao longo do dia permitiram não só valorizar o papel da escola na educação alimentar, mas também promover o espírito de partilha, cooperação e aprendizagem entre os alunos. A iniciativa revelou-se um verdadeiro momento de consciencialização, e mostrou que pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer uma grande diferença na saúde e na qualidade de vida.

Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º3 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades}, n.º4 {Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos}e o n.º12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}.

ODS12ODS03ODS04