Gestão de Resíduos – Novos horários e circuitos
A par da mitigação e da adaptação, o sistema de produção e consumo terá necessariamente de mudar. Segundo as Nações Unidas, cerca de 50% das emissões de gases com efeito de estufa estão associadas à extração e processamento de materiais básicos. Assim, persistir numa economia linear – que extrai, transforma, vende e deita fora – acarreta uma pesada fatura climática, para além de intensificar os riscos derivados da escassez de água, solo arável e materiais. Com o aumento da procura, gerir eficazmente estes recursos é imprescindível se queremos uma economia resiliente, sustentável e competitiva.
Quando, há uns tempos, demos conta dos excelentes números da reciclagem, relativos a 2021, vincámos que, por mais contentes que estivéssemos, queríamos sempre mais. É sempre possível fazer mais. Após uma análise minuciosa sobre os circuitos de recolha, estivemos, nas últimas semanas, a optimizar esses mesmo circuitos, por forma a que, todos juntos, possamos reduzir a quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos (vulgar lixo) e, por sua vez, aumentar cada vez mais a reciclagem.
Neste trabalho reduzimos kms entre locais de recolha (cerca de 263 km por semana), reduzimos o número de viaturas de recolha (de duas para uma) e respetivos recursos humanos, que foram reafetados para outros serviços, e na rentabilização de tempo, para que o sistema se torna cada vez mais eficiente. Este é um trabalho que continuaremos a realizar, sempre no pressuposto de mitigar constrangimentos e potenciar melhoramentos.
Os números dos últimos anos mostram que podemos contar convosco neste propósito de melhorar cada vez mais, de sermos um exemplo em termos de reciclagem. Vamos evitar, ao máximo, colocar lixo que seja reciclável nos contentores de resíduos sólidos urbanos (RSU).
Esta iniciativa está inserida no Projeto de Monitorização da Gestão de Resíduos (P08), do Programa de Gestão de Resíduos e Economia Circular (PM3) da Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025 e contribui diretamente para os ODS n.º 12 {Produção e consumo sustentáveis} e 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}.
Por um futuro mais sustentável.
Seja Consciente. Pense no Ambiente.