Jornadas do Património em Fornos de Algodres

15/09/2012

Depois do sucesso alcançado com a “Rota das Formigas” e com a “Lenda da Fraga da Pena” nos anos anteriores, a iniciativa voltou a repetir-se no passado dia 15 de Setembro 2012 para comemoração das Jornadas Europeias do Património, tendo reunido cerca de centena e meia de participantes em Fornos de Algodres.
A Confraria da Urtiga e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, entidades organizadoras deste evento, obtiverem este ano o apoio da ADRUSE – Associação para o Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, oferecendo aos participantes um programa inovador de descoberta de novas formas de aproximação física e emocional das pessoas ao seu património.

O encontro dos participantes deu-se pelas 20h30m em Casal do Monte que integra a freguesia de Queiriz, onde se começou por revelar alguns aspectos interessantes associados à sua história.
Pelas 21h00 deu-se início à caminhada envolvendo pessoas de todas as idades, tendo como destino a Fraga da Pena, no entanto algumas paragens foram feitas a fim de se valorizar e aproximar o público ao património local.

Elementos da Confraria da Urtiga, da Junta de Freguesia de Queiriz, dos Bombeiros Voluntários e da GNR ajudaram os caminhantes a percorrer em segurança, uma Rota que acabou por demorar cerca de duas horas, sem acidentes.
Uma vez chegados à FRAGA DA PENA, sítio emblemático do património local, os participantes foram convidados a embarcar numa outra expedição ao mágico mundo da musica onde o grupo “Pifaradas e Gaitadas” de Álvaro Pessoa, animou o resto da noite.
A verdade é que a Fraga da Pena continua a exercer um fascínio sobre muitos dos que a visitam constituindo-se como palco ideal para a interacção comunitária e para o reforço de identidades colectivas, papel semelhante ao que terá desempenhado no III Milénio a.c., quando se constituiu como lugar de ocupação e significado especial para as comunidades que viviam no atual território do concelho de Fornos de Algodres.

Hoje, a Fraga é memória e continua a ser palco para a construção do “FUTURO DA MEMÓRIA”.