Recolha Seletiva de Têxteis – Balanço 2012

No âmbito das suas competências no domínio da salubridade e ambiente, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, celebrou, em 14/11/2012, um protocolo de colaboração com a empresa H. Sarah Trading, Lda, com vista à recolha seletiva de roupa, calçado e brinquedos, em equipamentos apropriados, na zona territorial do concelho, para posterior tratamento e reencaminhamento para reutilização e/ou, reciclagem.

Com esta iniciativa quis a Câmara Municipal reforçar a política de reciclagem e, aumentar o sistema de recolha seletiva já existente desde 2004, processado pela empresa Águas do Zêzere e Côa, a partir de Ecopontos (vidro, papel/cartão, embalagens e pilhas).

A recolha seletiva de resíduos têxteis desenvolvida no âmbito deste protocolo com a empresa H. Sarah Trading, Lda, permitiu que, nos últimos quatro anos (2014 -2018) fossem desviados do aterro sanitário 25,6 toneladas deste tipo de resíduos dos quais, cerca de 70% foi reencaminhado para reutilização, 20% para reciclagem e, apenas, 10% para destruição.

Se é verdade que estes resultados são animadores representando um contributo importante para a redução do impacto negativo que os resíduos têxteis têm no ambiente, denotando uma maior consciencialização cívica, ecológica e social por parte dos munícipes, a verdade é que ainda há muito para fazer.

A educação ambiental é uma das apostas fortes do executivo da Câmara Municipal e, bem assim, a transição progressiva de uma economia linear para uma economia circular, em que, o valor dos produtos e materiais é mantido durante o maior tempo possível, enquanto, a produção dos resíduos e a utilização de recursos são reduzidos ao mínimo, mantendo-se na economia para serem reutilizados e voltarem a gerar valor. Só assim poderemos garantir o crescimento sustentável do território em que estamos inseridos.