Como ler a nova fatura da água

Conheça a sua conta da água detalhadamente, com a nova fatura do Município de Fornos de Algodres.
Publicado a 22/11/2019

A modernização administrativa nos diferentes serviços da Câmara Municipal é uma aposta deste Executivo Municipal.

Nesse sentido, é com satisfação que informamos que a partir de janeiro de 2020 a Câmara Municipal de Fornos de Algodres irá adotar um novo modelo de fatura da água. Esta modernização pretende organizar a fatura da água com novos elementos, tornando a informação mais clara, mais completa, mais detalhada, com uma nova imagem, permitindo uma consulta mais fácil e mais transparente por parte do Munícipe.

Esta modernização também passará por novos serviços.

Se por um lado queremos uma fatura transparente para o Munícipe por outro, queremos dar mais conforto, mais rapidez e maior segurança nos pagamentos e no envio da fatura. Deste modo, um dos novos serviços é o envio da fatura da água, em formato digital (pdf), para a caixa de correio eletrónico. Para aderir a este serviço, basta dirigir-se ao balcão do serviço de Águas da Câmara Municipal ou preencher o formulário online, disponível AQUI.

O outro novo serviço é a possibilidade de efetuarem o pagamento através de referências multibanco. A nova fatura terá dois campos com referências multibanco. Uma para o pagamento da fatura do mês e outra para pagamentos em atraso (divida).

Na página frontal deste novo formato irá encontrar os seguintes campos: os dados do Município, os seus dados de consumidor (incluindo a morada de envio da fatura), o local de consumo, o total da fatura atual, a conta corrente, o histórico de consumos, a tipologia de leituras (estimada ou real), informação da comunicação de leituras, mensagens informativas, informação da qualidade da água e o método de pagamento (inclui o pagamento por multibanco).

Na segunda página encontrará o período de faturação, informações de leituras e consumos, detalhe dos serviços a serem cobrados (em conformidade com o regulamento em vigor), controlo da prestação de serviços em alta, campo com informação da data limite de pagamento, o controlo da qualidade da água para consumo humanos, os resultados obtidos no saneamento de águas residuais urbanas e a informação do destino dos resíduos urbanos recolhidos no nosso Concelho.

Não há dúvidas que a nova fatura apresenta uma maior simplicidade e clareza na organização, com mensagens mais explicitas e cumprindo as novas exigências da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Para facilitar a leitura da fatura da água foi desenvolvida uma fatura de água dinâmica e explicativa.

(As informações apresentadas no modelo são meramente exemplificativas. Não representam qualquer Munícipe de Fornos de Algodres.)