Um Ano Letivo de Descoberta e Compromisso com o Planeta
A AEC de Educação Ambiental incentivou as crianças a aprender, agir e a cuidar do planeta.
Com o final do ano letivo 2024/25 a aproximar-se, é tempo de olhar para trás e refletir sobre os projetos que marcaram a rotina escolar. Entre eles, destaca-se o trabalho desenvolvido nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) dedicadas à Educação Ambiental, que ao longo dos últimos meses envolveram e entusiasmaram os mais novos em torno de temas cruciais para o futuro do planeta.
As sessões decorreram de forma regular nas instalações da escola e foram dirigidas a quatro turmas do 1.º ciclo, compostas por alunos com idades entre os 6 e os 10 anos. A atividade foi dinamizada por profissionais especializados, com o apoio da comunidade educativa, e envolveu cerca de uma centena de crianças.
O principal objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância da preservação ambiental, foram abordados temas como a biodiversidade local, a sustentabilidade no dia a dia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Pretendia-se, ainda, desenvolver competências de cidadania ativa e promover comportamentos ecológicos tanto no contexto escolar como no familiar.
As atividades privilegiaram abordagens práticas e participativas, adaptadas à faixa etária dos alunos. Desde explorações da natureza a pequenas experiências, a momentos de debate e criatividade, os alunos mostraram-se sempre curiosos e envolvidos. O entusiasmo vivido em sala de aula rapidamente se estendeu a casa, com muitas crianças a partilharem ideias e a incentivarem mudanças nos hábitos familiares.
O balanço final é muito positivo. Os alunos demonstraram um crescente sentido de responsabilidade ambiental e revelaram-se verdadeiros agentes de mudança dentro das suas comunidades. Esta experiência confirma que investir na Educação Ambiental desde os primeiros anos de escolaridade é essencial para formar uma geração mais consciente, informada e ativa na construção de um futuro mais sustentável.
Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS.º4 {Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos}, 12 {Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis}, n.º13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos} e n.º 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade}.