VIII Jornadas de Etnobotância / V Fim-de Semana da Urtiga

17 / 18 e 19 Maio 2013

Pelo oitavo ano consecutivo, a Vila de Fornos de Algodres, (re)conhecida como “capital da urtiga”, convidou à partilha do fascínio pelas plantas tendo preparado um fim de semana verdadeiramente surpreendente e urticante.
A Confraria da Urtiga e a Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, pretenderam com esta iniciativa reunir sinergias e continuar a despertar o interesse pela Etnobotânica, realizando um conjunto de actividades lúdicas,culturais e educativas associadas ao fascínio pelas plantas, dando razões de sobra para uma visita ao Concelho.
A salientar as atividades levadas a efeito pelo Agrupamento de escolas no dia 17/05/13, nomeadamente um “Mercadinho”, exposições de trabalhos, peças de teatro, palestras e também um atelier de expressaõ corporal, simbolizando o crescimento das sementes que há em nós, levado a efeito pela Dra. Helena Correia da CEDRO.
As urtigas (na sua V edição) têm vindo a conquistar cada vez mais adeptos e curiosos que se deslocam todos os anos a Fornos de Algodres para participarem num fim-de-semana muito urticante, tendo contado desta feita com a participação de cerca de uma centena de pessoas.
O passeio etnobotânico que se realizou no dia 18/05/13, inserido também na comemoração do Dia Internacional pelo fascínio das plantas, contou este ano com a presença do ilustre etnobotânico espanhol, Emílio Blanco, na companhia do professor e botânico José Alves Ribeiro da UTAD, fundador da Confraria e membro indispensável nestes passeios de reconhecimento de plantas e com o Dr. Manuel Paraíso grande expert em matéria de urtigas e também fundador e Grão-Mestre desta confraria.
Também esteve presente o chef espanhol Martin Alvarez da Escola Superior de Turismo Ourense com um livro de receitas publicado: ”40 receitas com urtigas”.
Depois de um fantástico passeio de três horas e do reconhecimento e prova de uma série de plantas silvestres comestíveis como as azedas (Rumex), os rebentos dos fetos, e da norça branca (Bryonia dioica), nozelha, umbigos de vénus (Umbelicus rupestris), madressilva (Lonicera), rosmaninho Lavandula pedunculata, encontrámos a Urtica dioica em plena floração.
E eis que chega a hora do piquenique partilhado com as mais variadas receitas cozinhadas com urtigas: paté de urtigas e linhaça, pão de urtigas, pastéis de nata, rabanadas, quiches, alheiras, requeijão e até cerveja de urtigas que degustámos mais tarde.
Depois do piquenique regressámos ao centro cultural onde ficámos a saber dos últimos estudos realizados na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra pela professora Teresa Batista que vieram confirmar o que há muito já se sabe relativamente às propriedades antioxidantes das urtigas, mas também as suas outras utilizações medicinais como problemas da próstata,(hiperplasia benigna da próstata, que reage muito bem ao tratamento à base de raiz de urtiga), reumático e arterite, gota, etc…
Descobrimos a diferença entre outras Urticáceas como a Parietária e as outras não-urtigas como os Lamius que se podem confundir com urtigas mas não têm tricomas (picos) e por isso não são urtigas nem têm as mesmas propriedades nem utilizações.
Ao jantar, em que tudo foi confecionado com urtiga, tivémos um espetacular recital de poesia, por Graça Magalhães, autora de vários livros de poesia, educação e infância, e a atuação do Grupo de Cantares da Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
No dia 19/05/13, mais um capítulo da Confraria da Urtiga em que se contou com a participação de quinze confrarias e mais uma vez tivémos a oportunidade de exaltar o potencial desta planta, nas mais diversas vertentes, que tanto nos identifica e dignifica.