Dia Mundial do Ambiente (2019)

O Dia Mundial do Ambiente (05/06/2019) foi celebrado na Freguesia de Figueiró da Granja, com os alunos e alunas da Escola do 1.º Ciclo de Figueiró da Granja e do Jardim de Infância de Figueiró da Granja.

Para assinalar esta daa, pelas 12:30, realizou-se na Escola do 1.º Ciclo de Figueiró da Granja a cerimónia do hastear da bandeira do programa Eco Escolas.

Este ato, simbólico mas relevante para todas as escolas do programa Eco-Escolas, pretende assinalar e premiar as boas práticas ambientais que os alunos e alunas desenvolveram no último ano.

Após o hastear da bandeira, e com o objetivo de alertar para a grande Pegada Ecológica existente, foi servida uma refeição totalmente vegetariana, com sabores da nossa região. Se considerarmos que o número de vegetarianos quadruplicou em Portugal numa década e que, cerca de 30% dos portugueses estão a reduzir o consumo de carne e peixe, esta atividade enquadra-se no caminho certo que, todos, devemos trilhar.

Este atos simbólicos, contaram com a presença do Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, do Vereador da Câmara Municipal de Fornos de Algodres com o pelouro do Ambiente, Bruno Costa, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, Artur Oliveira, da Coordenadora do Programa Eco Escolas do Ensino Básico, Prof. Gisélia Baptista, do Presidente da Junta de Figueiró da Granja, Álvaro Santos, do Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEFA, Eduardo Santos, da Professora da Escola do 1.º Ciclo, Margarida, da Professora do Jardim de Infância, Rosa, das auxiliares, Sr.ª Amélia e Sr.ª Margarida, e de todos os alunos e alunas.

Esta mesma atividade foi realizada na Escola Básica de Fornos de Algodres no dia 30 de maio de 2019.

No período da tarde na Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, realizou-se  a terceira reunião do Conselho Eco-Escolas, com quatro pontos em agenda.

À semelhanças das reuniões anteriores estiveram presentes os Alunos, Professores, Assistentes Operacionais, Representantes da Associação de Pais, Representante do Município, Direção do Agrupamento, assim como as suas Coordenadoras.

O Sr.º Vereador Bruno Costa, após ter recebido sugestões dos representantes da Associação de Estudantes no Conselho Municipal da Juventude, entregou material educativo da nova campanha sobre reciclagem, intitulada “RECICLAR É ASSIM. Simples. Ecológico. Natural”, com o objetivo de todos reverem ações tão simples.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS04ODS13