Recolha Seletiva de Têxteis – Balanço 2019

5 toneladas de roupa, calçado e brinquedos que terão uma nova vida e utilidade.

Foi este o contributo em 2019 da comunidade Fornense, cada vez mais em sintonia com o modelo ambiental, económico e socialmente responsável que a Câmara Municipal tem vindo a implementar e afirmar.

Se o estado da roupa ou calçado recolhido apresentar boas condições, os mesmos são tratados e encaminhados para os que mais carecem. Caso não seja possível esse reaproveitamento, os materiais serão reutilizados para a produção de novos têxteis e produtos de limpeza de origem têxtil.

Esta recolha implementada desde 2014, fruto do protocolo de Economia Circular entre a Câmara Municipal e a empresa H. Sarah Trading, Lda, permitiu que até 2019 fossem desviados do aterro sanitário 30 toneladas deste tipo de resíduos.

Atualmente estão disponíveis 6 pontos de recolha no concelho;

• Fornos de Algodres – Estaleiro Municipal
  • Juncais – Rua das Lages
  • Fornos de Algodres – Igreja Matriz
  • Fornos de Algodres – Escola Secundária
  • Figueiró da Granja – Escola Básica
  • Algodres – Salão Junta de Freguesia de Algodres

É assim de salientar a consciência sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações por parte dos munícipes.

O objetivo deve ser claro: redesenhar o sistema económico do mundo, para que consumo não implique destruição de recursos cada vez mais escassos.

ODS12ODS11