Assinatura de Protocolo da Garantia para a Infância em Fornos de Algodres

Ontem, dia 6 de junho, foi criado, na reunião plenária do Conselho Local de Ação Social de Fornos de Algodres, o Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI).

Na mesma reunião foi, ainda, assinado o protocolo de parceria para a implementação e acompanhamento do referido Núcleo Local, com a Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, especificamente dirigido às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e suas famílias.

O NLGPI congrega os parceiros locais com competências de intervenção em matéria de acolhimento de primeira infância, educação e atividades em contexto escolar, cuidados de saúde, alimentação saudável, habitação condigna, inclusão e integração social, promoção dos direitos das crianças e jovens, não discriminação e promoção da igualdade.

As duas entidades comprometem-se a colaborar entre si na implementação e acompanhamento da atividade do NLGPI, a colaborar entre si na prossecução das medidas e ações dirigidas à prevenção e ao combate à pobreza infantil e à exclusão social, no âmbito do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030 e a comunicar e articular entre si a informação e os dados considerados pertinentes para monitorização e avaliação da implementação do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030, no âmbito de intervenção do NLGPI de Fornos de Algodres.

Foi ainda realizada uma sessão de divulgação da medida da Garantia para a Infância onde estiveram presentes representantes dos municípios do distrito da Guarda.

ODS17ODS01ODS10