Município de Fornos de Algodres celebra o Dia Internacional das Florestas e o Mês da Proteção Civil

O Município de Fornos de Algodres celebrou o Dia Internacional das Florestas

No dia 31 de março de 2025, o Município de Fornos de Algodres, em parceria com as Juntas de Freguesia da Muxagata e da União de Freguesias de Cortiçô e Vila Chã, assinalou o Dia Internacional das Florestas e o Mês da Proteção Civil com um conjunto de atividades dedicadas à sensibilização ambiental.

A iniciativa contou com a participação de diversas entidades ligadas à defesa da floresta e à preservação ambiental e com a participação do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, onde participaram em diferentes ações organizadas ao longo do dia.

O principal objetivo das atividades foi sensibilizar os alunos para a importância da preservação da natureza, para promover boas práticas ambientais e um maior envolvimento na proteção das florestas.

Durante a manhã, foram realizadas duas ações de reflorestação, onde foram plantadas cerca de 400 árvores autóctones. Estas árvores foram adquiridas através de uma candidatura ao Programa “Floresta Comum”, promovida pelo Gabinete Técnico Florestal do Município.

Na parte da tarde, os alunos mais velhos participaram numa palestra subordinada ao tema “A Floresta e o Fogo”, seguida de uma exposição de meios de combate e apoio aos incêndios rurais. Durante esta atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes veículos e equipamentos utilizados no combate a incêndios, bem como compreender o papel de cada entidade envolvida na defesa da floresta. No recinto de recreio da escola, foram ainda plantadas árvores apadrinhadas pelos alunos, incentivando-os a assumir a responsabilidade pelo seu crescimento e cuidado.

Esta iniciativa demonstra o compromisso do Município de Fornos de Algodres com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, que reforça a importância das ações educativas para a consciencialização ambiental.

Esta ação está alinhada com as seguintes medidas do Plano de Ação Climática (PMAC) de Fornos de Algodres:

  • M001: Criação/Requalificação de novas áreas verdes municipais, com diversificação de espécies;
  • M005: Criação de ações de rearborização com espécies autóctones;
  • M009: Realização de ações de sensibilização para o uso correto do fogo, sobretudo em queimas e queimadas;
  • M013: Reabilitação e restauro dos ecossistemas após os incêndios rurais.

Este projeto contribui diretamente para alcançar os ODS n.º12 {Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis} e o n.º15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade}.

ODS15ODS12