Abril: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Campanha do Laço Azul:

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus-tratos, de forma brutal.

E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Como abril é o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, mais uma vez a Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Fornos de Algodres (CPCJ) juntaram-se à iniciativa através da Campanha Laço Azul por forma a que, em colaboração com outras entidades locais ligadas à Infância e Juventude, sejam realizadas diversas atividades de sensibilização e prevenção (APEEFA, AEFA e Creche da APSCDFA).

A salientar a Campanha “Serei o que me deres … que seja AMOR”, a realizar durante todo o mês de abril, visando sensibilizar a população para a prevenção dos maus-tratos na infância, e da qual constarão as seguintes atividades:

. Colocação do Laço Azul nos edifícios da Câmara Municipal, do Centro de Saúde e da GNR e a iluminação em cor azul da fachada da Câmara Municipal.

. Elaboração de Laços Azuis pelas turmas da Creche, dos Jardins de Infância, do 1º e do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres para exposição no espaço em frente à Câmara Municipal e no Jardim.

. Realização de uma caminhada “Caminhar por um Sorriso”, no dia 28 de abril, com início às 9h30, com saída do largo da Junta de Freguesia de Algodres e terminando na Muxagata.

. Ação de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância, no dia 30 de abril – dia dedicado à Campanha do Laço Azul, com a participação dos alunos, professores e técnicos do Agrupamento de Escolas e restantes entidades envolvidas, na construção de um Laço Azul Humano.

Junte-se a nós e SEJA AMOR…

ODS17