Ação de reflorestação em Figueiró da Granja

Ação de reflorestação 16.02.2024

Durante a manhã do dia de 16/02/2024, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Fornos de Algodres, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e com a Junta de Freguesia de Figueiró da Granja,  realizou uma ação de reflorestação em Figueiró da Granja – Castro de Santiago.

Foram plantados 200 carvalhos alvarinhos, espécie autóctone, com objetivo de aumentar a resiliência do território, atualmente vulnerável aos riscos associados às alterações climáticas, em particular aos incêndios rurais e à perda da biodiversidade, bem como promover a acumulação de longo prazo de carbono atmosférico.

Esta ação simbólica, mas significativa, que demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, decorreu simultaneamente em sete municípios da CIMBSE, tendo sido plantadas um total de 1400 árvores, em que cada árvore representa quem a apadrinhou na ação Verde Puro, promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa, em 2023.

A reflorestação contou também com o envolvimento de várias entidades, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Fornos de Fornos de Algodres, os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, SEPNA – Guarda Nacional Republicana, ICNF e  Sapadores Florestais da CIMBSE aos quais agradecemos a presença.

Esta ação está inserida na Estratégia Municipal Ambiental 2022-2025, especificamente no Projeto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (P13), do Programa Municipal de Educação Ambiental (PM6) e contribui diretamente para os ODS n.º 12 {Garantir Padrões de Consumo e de Produção Sustentáveis}, 15 {Proteger a Natureza} e 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos}.

Fornos é Natureza.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

Noticia em destaque no site do ECOXXI: Consultar AQUI

ODS15ODS12ODS17