Alunos da AEFA presentes no Projeto Nós Propomos!

Pelo segundo ano consecutivo o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres participa no Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos!”, com temas que o Municipio de Fornos de Algodres tem trabalhado localmente.

À semelhança do ano anterior, no dia 8 de maio de 2023, os alunos do 11ºA e 12ºB do Agrupamento Escolar de Fornos de Algodres (AEFA) marcaram presença no XII Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos!” organizado pela Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Nesse Seminário foi apresentado um projeto desenvolvido no âmbito da disciplina de Geografia A, com a temática “Turismo de Natureza: Roteiro de Birdwatching em Fornos de Algodres”

Este projeto reuniu a investigação teórica baseada no PDM do Município e nos diálogos com os técnicos de ambiente e urbanismo do Municipio de Fornos de Algodres, análise, interpretação e ação sobre o local, permitindo pôr em prática um conjunto alargado de aprendizagens essenciais e transversais e de elevada importância para a construção cívica dos nossos alunos. Também participaram nos concursos temáticos de desenho e fotografia.

Estiveram com jovens de todo o país a comunicar o seu projeto com uma atitude de firmeza e seriedade no processo de investigação. Durante a manhã os alunos tiveram oportunidade de apresentar aos diversos júris o seu trabalho e, no período da tarde, participaram na sessão de encerramento na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

Um agradecimento à Direção da Escola de Fornos de Algodres, bem como à professora Eunice Albuquerque pelo dinamismo, interesse e envolvimento neste (e outros) projeto que envolveu a biodiversidade de Fornos de Algodres, estudada e monitorizada nos últimos anos pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres. Aos alunos, o nosso reconhecimento pelo seu empenho, curiosidade e empenho cívico. Que sejam um exemplo para todos os nossos jovens.

Esta ação contribui diretamente para os ODS 13 {Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos}, ODS 15 {Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade} e 17 {Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável}.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS17ODS13ODS15