Alunos da Universidade de Aveiro tem aulas de Campo em Fornos de Algodres

O Município de Fornos de Algodres acolheu, no fim-de-semana de 4 e 5 de dezembro de 2021, cerca de duas dezenas de alunos da licenciatura de Biologia e de Biologia e Geologia da Universidade de Aveiro, para dois dias de aulas em contexto de trabalho de campo.

Começámos em Gouveia, com a visita às instalações do CERVAS – Casa da Torre e Centro de Recuperação – e daí partimos para Fornos de Algodres, onde foram organizadas várias palestras, de conteúdos direccionados ao objecto de estudo que aqui os trouxe, particularmente sobre ornitologia mas também sobre a restante biodiversidade presente no concelho de Fornos de Algodres. No final do dia, houve ainda tempo para uma breve visita à Vila, dando-lhes a conhecer alguns dos seus pontos mais icónicos.

No segundo dia (05/12/2021), foi tempo de saída de campo, com a visita à Estação da Biodiversidade da Ribeira da Muxagata.

Foi um fim-de-semana de aprendizagem e partilha de conhecimentos em que, acreditamos, todos saem a ganhar. Os alunos, com acesso a uma vertente prática e de campo, que só pode beneficiá-los na sua componente formativa. O Munícipio, dando-se a conhecer-o seu território e as suas potencialidades ao nível de diferentes habitats e biodiversidade – e abrindo portas a futuros projectos em rede, que possam envolver a UA, os seus alunos, o CERVAS e o Município. Acreditamos, de tal forma, nesta parceria que, em janeiro de 2022, voltaremos a receber novo grupo de alunos da Universidade de Aveiro, para nova ronda.

A todos os envolvidos, em especial ao professor António Luís da Universidade de Aveiro e Ricardo Brandão do CERVAS, enviamos os nossos agradecimentos por contarem connosco para estes projetos.

Esta atividade contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 15 {Proteger a Natureza} e n.º 17 {Parcerias para a implementação dos objetivos},.

Fornos é Natureza.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS15ODS17