Limpeza e Higienização dos Reservatórios de Água do Concelho de Fornos de Algodres – 2021

Limpeza e Higienização [Outubro de 2021]

Os reservatórios de armazenamento de água desempenham uma função vital no abastecimento de água para consumo humano devendo ser mantida a sua integridade estrutural e sanitária.

Para manter a qualidade da água, preservar as redes de distribuição, reduzir potenciais riscos de contaminação e manter os reservatórios em boas condições no decorrer das suas funções, é importante a execução anual de um plano de monitorização operacional rigoroso de limpeza e higienização de todos os reservatórios.

Nesse sentido e à semelhança dos anos transatos – 2019 e 2020 – foram efetuados durante o mês de outubro de 2021 os trabalhos de inspeção, limpeza e higienização dos reservatórios {Corujeira, Aveleiras, Queiriz, Ramirão, Casal Vasco, Figueiró da Granja, Matança, Fonte Fria, Vila Ruiva, Zona Industrial de Fornos de Algodres, Rancozinho e Cortiçô} destinados ao armazenamento de água para consumo humano de responsabilidade do Município, dando cumprimento à recomendação n.º 01/2018 da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

No decorrer dos trabalhos, para além de terem sido feitas pinturas e desmatações ao recinto das infraestruturas, foram inspecionadas e identificadas patologias do estado de conservação dos reservatórios que serão resolvidas brevemente.

Esta ação de limpeza, higienização e manutenção dos reservatórios contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n.º 3 {Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades} e 6 {Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos}.

Um agradecimento à população pela compreensão e a todos os Presidente de Junta de Freguesia envolvidos nestes trabalhos.

Seja Consciente, Pense no Ambiente.

ODS06ODS03